Relespublica-Credito-Fabiano-Ferreira

Começa nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o Psycho Carnival 2024. Com mais de 25 anos de história, o evento terá neste ano uma das maiores edições graças ao recebimento de recursos de emendas parlamentares, uma delas destinada pela vereadora Professora Josete (PT).

Durante os seis dias de rock-folia, 42 bandas vão se apresentar. Entre elas, 5 são internacionais — duas do Chile, uma da Argentina, uma de Portugal e a gigante dinamarquesa ‘Nekromantix’ — , 11 de Curitiba e o restante vindo de todos os cantos do Brasil.Dessa forma, o festival será um imenso espaço de intercâmbio cultural.

Se antigamente o evento tinha uma característica de nicho, com bandas ligadas ao estilo psychobilly, hoje traz desde surf music, passando pelo rockabilly, bandas de garagem, punk, até o crossover trash da banda Black Pantera.

Black Pantera – o grupo mineiro será um dos destaques do festival. (Crédito – Divulgação)

Expandindo o carnaval de Curitiba

De acordo com Vlad Urban, um dos idealizadores do evento, o Psyco Carnival ajuda a reforçar Curitiba no circuito carnavalesco.

O carnaval Curitibano está crescendo e se diversificando. Há várias outras possibilidades além do carnaval tradicional. Se o poder público estiver junto, essa festa só tende a crescer.

Vlad Urban, organizador do Psycho Carnival

Programação Paralela e gratuidade

Na intenção de fazer com que toda a população tenha acesso aos shows do festival, a 23ª edição do Psycho Carnival também oferecerá vários shows gratuitos no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), Café Manifesto, e nos bares Cão Véio Cwb e Lado B.

Também serão realizados três debates que abordarão temas relevantes para a cena musical e social do país:

  1. Produção cultural e fortalecimento da cena, partindo de políticas públicas — com o mestre em arte e integrante Conselho de Política Cultural de Pinhais, Jeff Araújo;
  2. Feminismo na Cena Cultural — com a assistente social, especialista em políticas públicas e mestra em educação, Elza Maria Campos
  3. Afro-Diásporas: Resistência Cultural no Rock Independente — (com a banda mineira Black Pantera)

O evento também vai contar com a participação do Instituto Todas Marias, que trabalha no acolhimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, principalmente, de mulheres, crianças e pessoas LGBTQIA+.

Serviço

Data: de 8 a 13 de fevereiro de 2024.

Local: Jokers Pub (Rua São Francisco, 164, Centro), Lado B, TUC, Cão Véio Cwb e Café Manifesto.

Ingressos: A partir de R$ 30,00. Ingressos à venda na plataforma Bilhetto (https://bilheto.com.br/comprar/1945/psycho-carnival-2024) e nos pontos autorizados.

Realização: Psychobilly Corporation, Mamute Productions e Orleone Records.

Leave a Comment