Foi aprovada no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba nesta segunda-feira, dia 4, uma sugestão ao Executivo acerca das ciclorrotas. De autoria da vereadora Professora Josete (PT), a iniciativa sugere melhor sinalização para as ciclorrotas recém instalada na Cidade, além de uma campanha de conscientização dirigida aos motoristas.

Desde a instalação das bicicletas compartilhadas no Centro da Cidade, ocorrido em julho de 2023, a Prefeitura intensificou a instalação das ciclorrotas, especialmente no Centro. Já são cerca de 12 km instaladas.  Diferente das Ciclovias, quando o tráfego é exclusivo das bicicletas, as ciclorrotas estabelecem tráfego compartilhado com os automóveis.

No entanto, a má sinalização e o desconhecimento  dos motoristas com relação à ciclorrota têm colocado os ciclistas da Cidade em risco. Várias reclamações dão conta de que muitos motoristas desprezam a sinalização horizontal, não respeitam a preferência dos ciclistas e tão pouco a distância segura de 1,5 m.

 Sugestão – O requerimento aprovado nesta segunda-feira não obriga a Prefeitura a adotar as medidas, mas coloca o assunto em voga. Nele, a vereadora Professora Josete sugere que, além da sinalização horizontal – no asfalto –  já existente, sejam instaladas placas orientativas.

Outra sugestão é a criação e publicação de uma campanha educativa sobre a convivência compartilhada nas ciclorrotas. Entre as mídias sugeridas para a realização da campanha, destaque para o mobiliário urbano, que atinge diretamente o público alvo. 

Foto – Pedro Ribas/SMCS

Leave a Comment