Na última terça-feira (27), durante a prestação de contas da Prefeitura na Câmara Municipal de Curitiba, a líder da oposição, Professora Josete, fez uma série de indagações a respeito das finanças do Município no exercício de 2023.

Confira o vídeo, publicado na página do Instagram da vereadora:

A fala de Josete teve foco as áreas vulneráveis, que tiveram reduções significativas no orçamento, como:

1. Por que foram cortados mais 40 milhões da educação?

2. Por que, com tantas enchentes, diminuíram o investimento para recuperar áreas degradadas, nas funções do urbanismo e da gestão ambiental (-35% e -76% de recursos, respectivamente)?

3. Por que a cidade que se diz ecológica está destinando -21% de fundos para a preservação ambiental?

4. Outros cortes de orçamento em áreas vulneráveis: Direitos da cidadania (-17%), Assistência à Criança e o Adolescente (-14,91%)

5. Por que, com tantas pessoas em situação de rua em Curitiba, foram aplicados apenas R$2,4 milhões, da previsão de R$15,3 milhões para o fundo municipal de habitação e interesse social?

6. Como está a situação do transporte coletivo? O número de usuários segue caindo? Haverá necessidade de subsídios este ano?

7. Qual a previsão para pagamento da licença-prêmio dos servidores em 2024?

8. Na educação infantil, qual a possibilidade de revisão dos contratos com os CEIs conveniados?

No momento, o Secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, postergou sua explicação, alegando que terá de consultar as secretarias responsáveis para responder.

O mandato da vereadora Profª Josete promete permanecer atento às questões e continuar pressionando o executivo até que o assunto seja explicado.

Leave a Comment