Mesmo diante do fechamento de vários CEIS – Centros de Educação Infantil -, entidades contratadas pela Prefeitura para atender a população, a base do Prefeito na Câmara de Vereadores rejeitou o requerimento feito por mim e outras vereadoras e vereadores que solicitava a revisão dos contratos. Apenas 11 dos 38 parlamentares foram favoráveis.

Estabelecido em 2019 sob forte protesto dos prestadores, o atual contrato vem sendo criticado especialmente por conta dos valores, bem abaixo do custo por aluno das escolas da rede própria. 

Como agravante, existe o fato de que algumas regras foram alteradas no meio do percurso, encarecendo a operação dos serviços.

Outra crítica é a forma de pagamento. Atualmente os repasses são feitos em dez parcelas, dificultando o fluxo de caixa das instituições.

A Prefeitura tem hoje contrato com 158 CEIs que atendem milhares de crianças em toda a Cidade. Ainda assim, segundo a própria Prefeitura, existe um déficit de 7.600 vagas para crianças de zero a três anos. 

Essa carência poderia ser suprida mais facilmente caso a Prefeitura oferecesse melhores condições para quem se dispõe a prestar esse serviço tão fundamental que é cuidar e educar os “curitibinhas”, como diz o Prefeito, Rafael Greca.

É dessa forma que Curitiba pretende ser uma Cidade Educadora?

Foto: Rodrigo Fonseca/ CMC

Leave a Comment