Movimento social de combate ao racismo e promoção da identidade negra, a Marcha do Orgulho Crespo, agora é evento oficial em Curitiba. A data foi fixada no dia 12 de novembro, na qual também ocorre em outras cidades do Brasil. Este ano, no entanto, será realizada no dia 11.

O projeto de lei, da então vereadora e hoje deputada federal Carol Dartora com co-autoria das vereadoras Giórgia Prates – Mandata Preta (PT) e Professora Josete (PT), foi aprovado nesta terça-feira (7) por 23 votos a 1 na Câmara Municipal de Curitiba.

Promotores da Marcha do Orgulho Crespo em Curitiba
Vereadores e promotores da Marcha do Orgulho Crespo em Curitiba após a aprovação do Projeto de Lei. Foto: Reprodução (Rodrigo Fonseca/CMC)

Consciência Negra

Com origem em São Paulo, a marcha já acontece desde 2016 na capital paranense. Sua promoção por aqui veio em resposta a um caso de racismo sofrido pela cantora Michele Mara, que foi impedida de provar um turbante em uma loja de roupas, ocasião em que a vendedora lhe disse: “seu cabelo vai estragar o meu produto! Sua amiga (branca) pode provar, mas você não”.

Assim, a Marcha tem como foco a promoção do orgulho, inclusão e aceitação da cultura e identidade negra, constantemente invisibilizada pelo racismo estrutural. Por isso, além do protesto, a marcha inclui feiras, apresentações de teatro, contação de histórias, local para fazer tranças, tudo com a temática negra.

Marcha de 2023

Este ano, o evento acontecerá no dia 11 de novembro, sábado, na Praça Santos Andrade, UFPR e na Boca Maldita de Curitiba.

As atrações culturais, apresentações e falas ocorrem das 9h às 20h.

As informações detalhadas e programação completa estão no Instagram oficial da Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba.

Foto da Capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leave a Comment