A vereadora Professora Josete (PT) protocolou nesta quinta-feira, dia 24, um requerimento solicitando a convocação da presidenta da FAS, Maria Alice Erthal, pela Câmara Municipal de Curitiba para prestar esclarecimentos sobre a conduta da Prefeitura diante da população em situação de rua.

Em áudio encaminhado para servidores da Regional Matriz e que acabou vazando para o público, a presidente da FAS deu uma amostra de como essa gestão lida com a população em situação de rua.

“Tem que tirar aquele povo de lá, nem que para isso tenha que levar a Guarda para que eles fiquem com um pouquinho de medo”, disse a presidenta da FAS no áudio.

É inconcebível a pessoa escolhida pelo Prefeito para cuidar dessa questão tão importante para a Cidade oriente a equipe da Prefeitura dessa forma, com esse tom higienista e preconceituoso. 

Os vereadores e as vereadoras vão decidir em plenário na próxima segunda-feira, dia 28, se a integrante do alto escalão da Prefeitura deverá ou não prestar esclarecimentos para a Câmara Municipal.

Há tempos eu defendo a criação de uma secretaria específica, voltada para resolver a questão das pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua em Curitiba. 

A FAS, focada em assistencialismo e ações imediatistas, não é o caminho para uma resolução a longo prazo e têm, há tempos, se transformado em um instrumento da Prefeitura para empurrar o problema para debaixo do tapete.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

3 thoughts on “Professora Josete (PT) solicita que a Câmara convoque a presidenta da FAS após vazamento de áudio

  • Pessoas em vulnerabilidades social e nas ruas, não é um problema apenas das grandes capitais, ocorre nas cidades do interior e também no litoral. Isto é resultado da crise do capitalismo, pois não é apenas no Brasil, esta acontecendo até mesmo em país de 1o mundo, como ocorre nos EUA, na Europa e em toda América.
    Más vale, lembrar q foi logo após o GOLPE de 2016, que retiraram as politicas sociais, reformas trabalhistas, reforma da presidencia e o fim da reposição inflacionaria e p o aumento do Salário minimo, aimentou o numero de pessoas vivendo nas ruas, familias com criancas e ate idosos. Com o governo Bolsonaro a pandemia, crise economica e tudo foi tirado da classe Trabalhadora. As pessoas q estão nas ruas estão lhes tirando TUDO, até sua DIGNIDADE.

  • Pessoas em vulnerabilidades social e nas ruas, não são problemas apenas das grandes capitais, ocorre nas cidades do interior e também no litoral. Isto é resultado da crise do capitalismo, pois não é apenas no Brasil, esta acontecendo até mesmo em país de 1o mundo, como ocorre nos EUA, na Europa e em toda América.
    Vale, lembrar que, foi logo após o GOLPE de 2016, que retiraram as politicas sociais, reformas trabalhistas, reforma da presidencia , fim do aumento do Salário minimo, precarização. Com o governo Bolsonaro, a pandemia, crise economica e muitos direitos foram tirado da classe Trabalhadora. Aumento do desemprego, pessoas foram expulsas de suas casas, foram p ruas familias, crianças e idosos. E agora, os que estão nas ruas, estão lhes tirando TUDO, até sua DIGNIDADE, lamentavel é muito cruel.

Leave a Comment