As líderes do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vieram à Curitiba para 75ª Reunião da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) entre outros eventos.

A vereadora Professora Josete (PT) acompanhou algumas das atividades. Confira:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação:

Logo na abertura da SBPC, que é o maior evento da América Latina, a Ministra Luciana Santos da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi aplaudida de pé ao anunciar um investimento de R$3,6 bilhões para a recuperação e expansão da infraestrutura de pesquisa no Brasil.

Nos dias seguintes, Luciana encontrou-se com o Administrador da NASA, Bill Nelson, junto dos diretores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) para ampliar a parceria entre os países no monitoramento ambiental via satélite, especialmente na vigilância do desmatamento da Floresta Amazônica.

Essa pauta voltou à tona durante a cerimônia realizada na Prefeitura de Curitiba, para assinatura do protocolo de intenções contra mudanças climáticas.

Na ocasião, a Ministra e os diretores destacaram a importância dos satélites em colaboração com as cidades na coleta de dados precisos sobre as emissões de carbono, situação dos recursos hídricos e preservação de áreas verdes

Segundo Luciana, Curitiba poderá ser ponta de lança na construção de um Brasil com capitais sustentáveis.

Ministério da Saúde:

Na terça-feira (25), a Ministra Nísia Trindade começou o dia na UFPR, discursando sobre a importância da pesquisa para o SUS:

“Não existe avanço em Saúde sem o investimento em ciência”

Em seguida, com a presença de companheiros do Partido dos Trabalhadores (PT), participou de uma reunião na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o repasse de um novo helicóptero destinado à atendimento aeromédico.

Assim, Curitiba foi a segunda capital brasileira a retomar os atendimentos de saúde através de helicópteros pela PRF, atrás apenas do Recife.

Por último, ainda acompanhada da vereadora Profª Josete e demais colegas, fez uma visita técnica às novas instalações do Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional no atendimento infantil.

Segurança Alimentar

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve em Curitiba no dia 1º de agosto.
 Visando garantir a segurança alimentar especialmente para a população carente, o Ministro assinou parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba para os programas Banco de Alimentos, Pacto Brasil Sem Fome e Sacolão da Família.

Economia solidária

Ontem (28), tivemos a visita do companheiro e Secretário de Economia Solidária, Gilberto de Carvalho.

Em sua curta passagem por Curitiba, o companheiro lotou o anfiteatro da UFPR e conversou com os companheiros de luta da economia solidária aqui no Paraná a respeito da conjuntura e das futuras ações da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Imagem da capa: André Filgueira/PRF

Fotos da Matéria: Leonardo Costa e Lorenzzo H. Gusso

Leave a Comment