A denúncia da vereadora Professora Josete (PT) ajudou a solucionar o caso de árvores cortadas ilegalmente nas principais avenidas de Curitiba. Confira:

Na última terça-feira (11) uma operação da Polícia Civil prendeu 4 diretores e 2 donos de empresas de mídia na Capital.

Os suspeitos são acusados de ordenar, há mais de 3 anos, em cerca de 46 locais diferentes, o corte ilegal de centenas de árvores nas principais avenidas de Curitiba para favorecer a visibilidade de seus materiais publicitários.

Segundo o Delegado da Polícia Civil, entre as árvores derrubadas ilegalmente estão diversos ipês amarelos, espécie protegida por lei, declarada de preservação permanente e imune de corte.

Denúncia

Ao ser chamada por moradores no dia 9 de maio, a vereadora Professora Josete (PT) foi até uma das avenidas no bairro Boa Vista averiguar o corte irregular das árvores.

Ao confirmar o caso, protocolamos um pedido de explicação junto à Prefeitura chamando a atenção para o fato, o que ajudou a desencadear as investigações.

A Prefeitura também relatou que, na mesma época, as empresas de publicidade envolvidas divulgavam fake news dizendo que o poder público teria solicitado a remoção das árvores, para facilitar o monitoramento das ruas com radares de trânsito.

Punição

Entre os crimes investigados pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) desde maio estão: a destruição de árvores de ornamentação pública, destruição de vegetação do bioma da mata atlântica, utilização ilegal de motosserra, crime de poluição e associação criminosa. A pena pode chegar a 13 anos de prisão.

Além disso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) anunciou que as 3 empresas investigadas devem ter seus alvarás de funcionamento cassados.

Leave a Comment