O ano era 1989. Com 25 anos e então professora de Ciências da rede municipal de Curitiba, Josete decidiu que era hora de arregaçar as mangas e ajudar na campanha do Lula para presidente.

Ela conta que tirava dinheiro do bolso para pegar o ônibus e ir até os locais onde colaborava na chamada campanha ‘casa-a-casa’, onde os militantes do PT visitam residência por residência de determinado bairro para falar sobre as eleições.

No ano seguinte, em 1990, ela se filia ao PT. Ali ela encontrou companheiras e companheiros que dividiam o mesmo sonho. O sonho de um país livre da desigualdade, da exploração e que combata o machismo.

Passaram-se 33 anos e a Professora continua firme e forte na defesa do Partido. Depois de dias de muita turbulência causados pelo Golpe de 2016 e a farsa da Lava-jato, ela atuou ativamente na campanha vitoriosa de 2022.

Mas a professora alerta: “não podemos repetir os erros do passado. Fortalecer os comitês populares é fundamental para dar sustentação ao governo do presidente Lula”. Em 2022 foram criados mais de 5 mil comitês em todo país.

Quando questionada sobre o porque de permanecer tanto tempo no Partido, Josete é taxativa: “O PT ainda representa a esperança de um país sem desigualdade e sem agressão ao Meio Ambiente”.

Para ela, ainda é possível sonhar com o socialismo. “Não acredito em um projeto de nação dentro do capitalismo, onde a essência é a exclusão da maioria das pessoas e a destruição ambiental. É nesse sentido que o Partido se faz tão necessário”, arremata a vereadora de Curitiba em seu quinto mandato.

Nesta sexta-feira, dia 10, é aniversário do PT. Venha comemorar com a gente na esquina das ruas XV e Monsenhor Celso, a partir das 17h. Está confirmada a participação dos blocos Pretinhosidade e Sacis e Garibaldis. A bateria Bafo dos Leões também estará presente. Bora lá!

Partido, Partido, é das trabalhadoras!

Partido, Partido, é dos trabalhadores!

Leave a Comment