No dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores completa 43 anos. Pra gente entrar no clima da festa, separamos 13 curiosidades sobre o Partido que mostram o quanto ele é importante não só para o Brasil e para o povo brasileiro.

1️⃣ Maior partido da América Latina: são mais de 1,6 milhões de filiadas e filiados.

2️⃣ Um dos mais votados do país: são 2.665 vereadoras/es, 183 prefeituras, 116 deputadas/os estaduais, 68 deputadas/os federais, 8 senadoras/es, 4 governadoras/es e o presidente da República.

3️⃣ Resistência Popular: com apoio dos movimentos sociais, o Partido organizou 580 dias de vigília contra a prisão ilegal do presidente Lula. Um dos maiores movimentos de resistência popular do mundo. (entre 7/4/18 e 8/11/2019)

4️⃣ Participação Popular: mais de 5 mil comitês populares de luta criados durante a campanha de 2022 em conjunto com outros partidos e dos movimentos sociais.

5️⃣ Valorização do trabalhador: entre 2004 e 2016 o salário mínimo aumentou 76% acima da inflação.

6️⃣ Erradicação da Fome: em 2014, no segundo governo Lula, o Brasil saiu do mapa da fome das Nações Unidas.

7️⃣ Combate à pobreza: durante os governos do PT, 36 milhões de brasileiras/os saíram da pobreza.

8️⃣ Moradia: nos governos do PT o Minha Casa Minha Vida entregou 4,2 milhões de casas. Metade para famílias com renda de até R$1,8 mil.

9️⃣ Universidade para todas/os: em quatro mandatos, foram 188 novas universidades, 422 institutos federais e 181 novos campus universitários.

1️⃣0️⃣ SUS fortalecido: criação de programas como o Mais Médicos e o Samu. O investimento no Setor praticamente dobrou.

1️⃣1️⃣ Reforma agrária: nos governos do PT foram mais de 747 mil famílias assentadas. Vale destacar também os programas de acesso ao crédito e o fomento à agricultura familiar.

1️⃣2️⃣ Combate à violência de gênero: criação da Lei Maria da Penha, que aumenta a pena dos agressores e estabelece medidas de proteção e prevenção. Criação das Casas da Mulher Brasileira e unidades móveis de combate à violência de gênero.

1️⃣3️⃣ Combate ao racismo: nos governos do PT triplicou a presença das/os negras/os na Universidade, foi instituído o Dia de Zumbi dos Palmares no calendário escolar, foi criado o Estatuto da Igualdade Racial e no mandato atual foi criado o Ministério da Igualdade Racial.

Leave a Comment