Neste mês de dezembro se encerra o biênio da atual composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba. Para a vereadora Professora Josete (PT), que atuou como segunda secretária, foi um período de muitos avanços e desafios.

Entre os destaques dessa gestão está o desenvolvimento da Escola do Legislativo. Criada em 2013, ela surgiu com o intuito de ajudar a Casa a criar elos com outras instituições para capacitar os servidores da Casa, além de lideranças políticas e comunitárias da sociedade de forma geral.

Para a Professora Josete, o resgate da Escola tem sido fundamental para recolocar a Câmara como referência no trabalho legislativo. “Quando iniciamos os trabalhos na Mesa, a Escola estava praticamente abandonada. Aos poucos, fomos resgatando o seu papel. Hoje temos dois servidores exclusivos para pensar as atividades”, contou a parlamentar.

Um dos principais motivos para os avanços na Escola do Legislativo está no convênio firmado entre a Câmara e a UFPR no início de 2022. A parceria permitiu três eixos de atuação:

  • Cursos e palestras com foco na atividade parlamentar.
  • Cursos de línguas para aprimoramento profissional.
  • Estágio para pós-graduandos da UFPR para auxílio nas comissões temáticas da Casa.

Plano de carreira – Outro eixo de atuação que deu bastante visibilidade aos trabalhos da atual gestão da Mesa foi a implantação de ajustes nos Plano de Carreira dos servidores. O desafio das mudanças era tornar a carreira na Câmara mais atraente, já que muitos servidores pediam exoneração nos primeiros anos de trabalho.

“Com a revisão do plano, buscamos um maior equilíbrio entre os anos iniciais e finais das carreiras. Assim, esperamos que as pessoas mais bem colocadas nos concursos da CMC se mantenham no cargo”, explicou Josete sobre o novo Plano que será válido para os novos concursos e facultativo para os servidores efetivos.

Desafio I – Já na posse os vereadores da mesa se depararam com um grande desafio: manter os trabalhos legislativos mesmo com as restrições impostas pela pandemia. “É importante ressaltar que a Câmara não interrompeu os trabalhos em nenhum momento, se utilizando cada vez mais e melhor das tecnologias existentes”, afirmou a segunda secretária.

Desafio II – Um dos momentos mais desafiadores para a Mesa Diretora Gestão 2021/2022 foi a tentativa de cassação do vereador Renato Freitas (PT). Mesmo diante de todas as evidências de perseguição política contra o petista, o processo seguiu e culminou na cassação, que mais tarde foi anulada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

“Como representante da Oposição na Mesa Diretora, trabalhei para garantir ao vereador Renato Freitas o direito à ampla defesa, trabalhando para conter o excesso de alguns vereadores que queriam condená-lo antes da apuração dos fatos”. lembrou a vereadora do processo que culminou na primeira cassação da história da Casa, motivada por uma suposta “invasão de igreja”, evidenciando o racismo estrutural presente no processo.

Também foi importante a atuação da Professora Josete em outro episódio: um suposto uso irregular do carro oficial da Casa por parte da vereadora Carol Dartora (PT). Movido por meio de “fakenews”, o caso foi arquivado antes mesmo de chegar no Conselho de Ética.

A atual mesa diretora conta com a seguinte composição:

Presidente: Tico Kuzma (Pros);
Vice-presidente: Alexandre Leprevost (Solidariedade);
2º vice-presidente: Tito Zeglin (PDT);
Primeira-secretária: Flavia Francischini (PSL);
Segunda-secretária: Professora Josete (PT);
Terceiro-secretário: Professor Euler (PSD);
Quarto-secretário: Mauro Ignácio (União).

Fotos – Rodrigo Fonseca/ CMC

Leave a Comment