A vereadora Professora Josete (PT) está solicitando reunião em caráter emergencial da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba com a Urbanização de Curitiba (Urbs) para debater a superlotação no transporte público no contexto da Covid-19, uma vez que as medidas restritivas ao enfrentamento da pandemia não têm impedido aglomerações em terminais e flagrantes de linhas superlotadas.

Para a vereadora, a Urbs, responsável pelo sistema do transporte público municipal, tem deixado de prestar esclarecimentos satisfatórios diante da série de reclamações de usuários e pedidos de informações da Câmara Municipal. Josete afirma que as respostas evasivas e incompletas da companhia dificultam o trabalho de fiscalização dos parlamentares.

A legisladora usa como exemplo as respostas de um pedido de informações que recebeu recentemente da Urbs. Em seu requerimento, Professora Josete solicita dados sobre quilômetros programados e rodados por dia pela frota, com um relatório mensal; a frota diária por linha, detalhando alterações em horários de pico; e uma tabela de viagens por dia em cada uma das linhas. Em todas as perguntas, a resposta da companhia foi exatamente a mesma: “devido ao acúmulo de informações diárias é inviável o referido relatório” (veja abaixo).

Para Josete, é inadmissível que a Urbs responda um requerimento de maneira tão evasiva. Ela destaca a vigência do Regime Emergencial de Custeio do Transporte Público, aprovado na Câmara Municipal, que estipula normas a serem cumpridas pelas empresas do transporte. “Desde março do ano passado foram repassados mais de R$ 190 milhões às empresas, porém essas não estão dando sua contrapartida no serviço que é prestado ao usuário do transporte coletivo. A Urbs também parece não estar fazendo a fiscalização dessas situações que são relatadas diariamente aqui nesta Casa de Leis”.

Leave a Comment