Bandnews (Ouça os áudios da matéria clicando no link)

Uma emenda protocolada na Câmara de Curitiba pretende destinar a verba do Fundo Especial da casa para a educação infantil. A emenda aparece no projeto de lei que pretende extinguir o fundo que foi criado em 2009 para a reforma da sede do legislativo ou para a construção de uma nova sede. O saldo atual é de quase 54 milhões de reais. O projeto de lei, de iniciativa do executivo, prevê que a prefeitura possa utilizar o valor de imediato na cidade, mas contemplando apenas as áreas de infraestrutura e serviços urbanos. A proposta de emenda que pede que a verba seja utilizada na educação infantil é da vereadora professora Josete (PT). Segundo ela existe uma demanda reprimida no setor.

A câmara é formada atualmente por diversos prédios próximos. Alguns sem ligação física. São estruturas que foram improvisadas ao longo dos anos. A proposta da câmara libera a verba do fundo, mas pede que a prefeitura se encarregue de construir um novo imóvel para os vereadores daqui a dois anos. Segundo o presidente da Câmara, vereador Ailton Araújo (PSC), a prefeitura teria outros dois anos para concluir a obra.

Além do Palácio Rio Branco, onde as sessões plenárias são realizadas atualmente, a Câmara funciona em outras quatro edificações, três próprias e uma cedida pela prefeitura. 552 servidores trabalham em todo o espaço, entre efetivos e comissionados. Os prédios próprios somam 7 mil metros quadrados de área construída e foram avaliados em 2012, pela Comissão de Avaliação de Imóveis da prefeitura em pouco mais de 21 milhões de reais.

Leave a Comment