+mulheres02webO mandato da vereadora Professora Josete prestigiou da Audiência Pública que trouxe para o Paraná a campanha Mais Mulheres na Política. A atividade foi realizada na manhã de 6 de novembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba.

Foi um evento multipartidário e bastante representativo. Participaram mulheres que atuam nas diversas esferas da política, além das que representam entidades corporativas, sindicais e do movimento social.

O objetivo do movimento é ampliar a participação das mulheres na política. O Senado já aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda Constitucional 134 que estabelece cotas de cadeiras para mulheres em todas as casas legislativas por três eleições. São propostas cotas temporárias e progressivas, valendo por três eleições, sendo a primeira 10%, a segunda, 12% e a terceira 16%.

Agora, a Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal e pela Secretaria das Mulheres da Câmara dos Deputados estão promovendo a campanha nos diversos estados para sensibilizar os deputados federais pela aprovação da PEC 134 na Câmara dos Deputados.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a PEC é importante porque Lei 9.100/95 não cumpriu o objetivo de ampliar a presença das mulheres nos parlamentos. Os partidos são obrigados a registrar 20% de mulheres entre seus candidatos a eleições proporcionais.

Porém, segundo ela, muitos partidos apresentam candidaturas laranja, apenas para cumprir a exigência legal. “Falta apoio dos partidos, para superar a cultura que liga o poder ao homem, no Brasil”, afirmou a senadora.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lembrou que o estado é o terceiro no ranking da violência contra a mulher e que é preciso empoderar as mulheres para reverter a cultura do adonamento. Esta cultura que faz grande parte da Câmara Federal ver como periférica o tema da participação das mulheres na política.+mulheres01web

Leave a Comment