Na próxima terça-feira (21), representantes do governo federal estarão em Curitiba para lançamento e assinatura do projeto “Gerando Renda e Criando Dignidade”, que será firmado entre o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – Cefuria e o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. O evento contará com a presença de Claudinei do Nascimento, ministro interino, e Carlos Ricardo, coordenador-geral dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério, Diogo Santana, ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência, além de representantes de órgãos públicos municipais, entidades e movimentos sociais.

Elaborado em parceria com o Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPR de Curitiba, o projeto propõe a realização de atividades de sensibilização, mobilização e formação técnica e cidadã. O objetivo é articular esta população em ações de políticas públicas voltadas à erradicação da pobreza, contribuindo para a constituição de empreendimentos econômicos solidários para geração de renda, criação de estratégia de inclusão socioeconômica e autonomia das pessoas em situação de rua.

Segundo dados do censo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, publicado em 2009, contabilizam-se 2.776 pessoas em situação de rua apenas na cidade de Curitiba.  Já as estatísticas do MNPR indicam que o número seria maior: aproximadamente 10 mil pessoas residem nas ruas no Paraná, metade delas na capital. Em 2012, a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba recebeu mensalmente, em média, dois mil pedidos de resgate de moradores de rua por mês via telefone 156.

Capital com histórico de violência

Diante do quadro de violência sofrida pela população em situação de rua em Curitiba, o projeto que será realizado pelo Cefuria simboliza uma possibilidade de fortalecimento da luta pelos direitos desta população. Em 2013, dois homens foram mortos e outro teve 53% do corpo queimado em três bairros diferentes de Curitiba. No ano anterior o quadro havia sido pior: nove pessoas que vivem nas ruas de Curitiba foram vítimas de violência – quatro delas morreram e cinco foram espancadas ou tiveram o corpo incendiado.

Serviço

Lançamento e Assinatura do Projeto “Gerando Renda e Criando Dignidade”
Data: 21 de outubro de 2014
Horário: 9h30
Local: Rua Piquiri, n. 380, Rebouças, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários de Curitiba e região.

Contato: cefuria@cefuria.org.br | (41) 3225-5582| www.cefuria.org.br

Leave a Comment