No primeiro dia útil após o Dia Internacional de Luta das Mulheres, a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma grande homenagem a vereadoras, ex-vereadoras e convidadas. Duas sessões solenes foram realizadas: pela manhã, as 20 vereadoras e ex-vereadoras de Curitiba foram saudadas. Uma galeria com fotos das parlamentares foi criada no hall de entrada do Plenário. À noite, cada uma das cinco atuais vereadoras trouxe cinco convidadas para também receberem a homenagem.

A vereadora Professora Josete homenageou a atual presidenta da APP-Sindicato, a professora Marlei Fernandes; a professora aposentada Sebastiana Tortato; a trabalhadora da limpeza e servidora da Câmara Municipal Helena Camargo Ribeiro; a coordenadora municipal do Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Curitiba, Regiane da Silva Keppe; e a trabalhadora do Magistério Municipal de Curitiba Alda Perpetuo Sampaio.

Em sua fala, Josete enfatizou a importância de um mercado de trabalho igualitário para homens e mulheres. “Um dos principais desafios que nós temos é acabar com as divisões e hierarquizações no trabalho. Há uma hierarquia masculina na maioria dos lugares, mulheres recebem menos que homens ao desempenhar as mesmas funções, entre várias outras formas de discriminação”, aponta.

No sábado (8), a vereadora participou de dois eventos ligados ao Dia da Mulher. Josete participou da marcha “Não é por rosas, é pelo direito das mulheres”, que percorreu o centro da cidade. Mais tarde, esteve na inauguração da Patrulha Maria da Penha, um destacamento da Guarda Municipal exclusivamente criado para reprimir violência contra mulheres.

Leave a Comment