Mais de 100 organizações e movimentos sociais, entre eles o Partido dos Trabalhadores, a CUT, a Marcha Mundial das Mulheres, o Grito dos Excluídos e o Levante Popular da Juventude, lançam na próxima sexta-feira (13) a campanha paranaense pelo plebiscito popular por uma constituinte exclusiva soberana do sistema político. O movimento nacional já foi lançado no dia 15 de novembro. O lançamento do movimento no Paraná será na APP-Sindicato, a partir das 18h15.

O plebiscito terá apenas uma pergunta, questionando se as pessoas são favoráveis à criação de uma assembleia constituinte exclusiva para uma profunda reforma no sistema político brasileiro. A constituinte exclusiva está sendo discutida por movimentos sociais, organizações, sindicatos, partidos, grupos populares desde agosto, na Plenária dos Movimentos Sociais.

A proposta vem de acordo com o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff na época das manifestações populares que tomaram as ruas do país na metade de 2013. Na época, a ideia foi rechaçada pelos movimentos e partidos conservadores.

De acordo com a cartilha do movimento “a constituinte exclusiva e soberana do sistema político deve servir para enfrentar os problemas do povo brasileiro, realizando reformas que, no quadro da própria democracia burguesa, não foram realizadas, como as reformas agrária, urbana, tributária a e outras mudanças que assegurem a igualdade de direitos econômicos, sociais e civis”.

Confira aqui o texto completo.

lancamento_plebiscito

Leave a Comment

Fale com a Jô