Vereadora participou de debates sobre mobilidade e outras políticas urbanas de Curitiba e Região Metropolitana

A vereadora Professora Josete (PT) participou nesse fim de semana (10 e 11) da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba. A Conferência foi dedicada ao debate de políticas de desenvolvimento urbano, mobilidade e integração com a RMC, entre outras. A vereadora esteve acompanhada por parte de sua assessoria.
 
 
A Conferência elaborou um relatório, que será levado e debatido na Conferência Estadual das Cidades, em agosto, e em seguida na Conferência Nacional das Cidades, em novembro, em Brasília. Entre as deliberações da 5ª Comcuritiba, e especificamente do grupo de trabalho (GT) de que a vereadora participou, Professora Josete destaca a questão de “Planejamento e RMC”. Estabelece o documento, como debate para a próxima etapa:
 
“Discutir e implementar em conjunto com os municípios da RMC política metropolitana urbana, tendo como ponto de partida o planejamento e priorizando a constituição de um fundo metropolitano, considerando as determinações do Estatuto da Metrópole (Lei 3.460/2004)”.
 
“Essa é uma preocupação que devemos ter”, diz a vereadora Professora Josete, “um debate que ficou muito claro com a questão recente da tarifa e integração do transporte coletivo”. Josete participou do GT cujo eixo era o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano. Outro ponto destacado pela vereadora é a deliberação de tornar o debate público sobre a cidade mais participativo. “Fortalecer a cidadania e estimular a participação popular também são contribuições importantes para cidades melhores”.
 
Conferência e palestra de abertura
Com o tema “A cidade que queremos”, os objetivos da 5ª Comcuritiba foram discutir e elaborar políticas públicas voltadas ao futuro do município, para a construção de uma cidade sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental. No âmbito nacional, o lema da Conferência é “Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já”. A Conferência é coordenada pelo Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) com sede no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
 
A palestra de abertura da Conferência foi proferida pela geógrafa Rosa Moura, que afirmou que Curitiba já é um núcleo urbano, envolvendo 14 municípios. “Diariamente, 250 mil pessoas se deslocam da Região Metropolitana em direção a Curitiba, e outras 60 mil se deslocam de Curitiba para as cidades no entorno”, esclareceu a geógrafa. Para ela, portanto, é preciso incentivar uma cidadania metropolitana, com políticas públicas integradas.

Leave a Comment