A Prefeitura de Curitiba apresentou nesta quarta-feira (3) a diversas entidades, a proposta de instalação do Fórum Municipal de Educação, que deve servir para apontar novos caminhos para o ensino, por meio da articulação de órgãos, entidades e movimentos em prol de uma educação de qualidade.

A intenção com a criação do fórum é promover a abertura das discussões sobre educação em Curitiba com a participação de toda a sociedade. “O destino da escola pública está em nossas mãos. O cenário é marcado por desafios tão grandes quanto o tamanho de nossa rede – quase 600 equipamentos, 140 mil estudantes e 18 mil profissionais de ensino. E grande também é nossa meta para os próximos quatro anos, como a de assegurar a gestão democrática da educação”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

O Fórum Municipal de Educação, de caráter permanente, terá a finalidade de planejar, convocar e coordenar as conferências de educação do Município, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações e participar do processo de concepção e avaliação da política educacional. Será composto por representantes de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais e terá a indicação de representantes, titular e suplentes, formalizada por meio de portaria municipal.

“A realização deste primeiro encontro, preparatório ao 1º Fórum Municipal de Educação é um avanço histórico e significativo para todos que desejam e trabalham para o desenvolvimento das pessoas, das comunidades, das cidades a partir do conhecimento”, afirmou Roberlayne.

A professora vereadora Josete Dubiaski da Silva disse que este é um momento importante. “Ver a participação popular como eixo estruturante de um governo é a certeza de estarmos caminhando para consolidar a vontade política e o diálogo na educação”, disse.

A reunião de articulação para criação do fórum municipal de educação foi iniciada com a apresentação dos órgãos, entidades e movimentos; entrega da minuta do regimento interno do fórum municipal; votação e aprovação das datas das próximas reuniões e da data da conferência.

Para o coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, Ângelo Ricardo de Souza, a Prefeitura começa, pela educação, a operar o verbo democratizar. “Estamos começando a construir em Curitiba o Plano Municipal de Educação. Sem dúvida, um avanço”, disse.

Participaram da cerimônia de abertura dos trabalhos, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Everly Marques Canto, e, representando o segmento de pais, Ivete Vivvakay Falape e o aluno da Rede Municipal de Ensino, Thiago Henrique Costa, da escola Papa João XXIII.

Convidados ao Fórum
Foram convidados a participar da instalação do Fórum Municipal de Educação, os gestores da Secretaria de Educação da Prefeitura de Curitiba; a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão; Conselho Estadual de Educação; Conselho Municipal de Educação; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. E mais: União Paranaense dos Estudantes Secundaristas; União Paranaense dos Estudantes; grêmios estudantis de escolas do Município de Curitiba; Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e representante de mães, pais e responsáveis das escolas municipais de Curitiba.

Também farão parte do Fórum, representantes dos trabalhadores da educação, Sindicato dos Servidores do Magistério; Sindicato Municipal de Curitiba; Educadores em Educação Pública – APP Sindicato – regional Curitiba sul; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Sindicato das Escolas Particulares do Paraná; Sindicato dos Professores no Estado do Paraná; Sindicato de Trabalhadores de Universidades; Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior; Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino e Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, dentre outras entidades.

Leave a Comment