A nova diretoria do Sismuc, eleita no dia 3 de agosto, tomará posse no próximo dia 15. A solenidade ocorre no salão de eventos da APP-Sindicato (av. Iguaçu, 880), a partir das 20 horas. Um coquetel também será servido aos presentes. Além dos servidores municipais, é esperada a presença de representantes de outros sindicatos e movimentos sociais.

 
A chapa “Reconstruir pela base” assumirá a gestão do Sismuc dos próximos três anos. Dos 5.632 votos coletados na eleição dos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, que contou com chapa única, 93,3% votaram favoravelmente ao grupo. 
 
Reforma estatutária
A eleição também marca o fim do presidencialismo no Sismuc. A partir da posse da nova diretoria, o sindicato passa a ser gerido por um colegiado. Em termos práticos, significa que termina a gestão hierárquica, onde há escalas de poder entre os diretores. A reforma estatutária, aprovada no 9º Congresso do Sismuc, em agosto de 2010, prevê o peso igual entre as “coordenações”, que substituem as secretarias. Além disso, ao invés da presidência, passa-se a ter a figura do coordenador geral. A educadora Ana Paula Cozzolino, 39 anos, que atuava no Cmei Botiatuvinha, é quem assume o cargo. Ela era a secretária geral da gestão anterior. 
  
Autor: Guilherme Carvalho

Leave a Comment