Transporte Público

PL obriga que reajuste do ônibus seja divulgado com 30 dias de antecedência

Qualquer aumento no valor da tarifa cobrada ao usuário(a) do sistema de transporte coletivo de Curitiba deverá ser comunicado pela administração pública como pelo menos 30 dias de antecedência. Isso é o que determina projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), de autoria da vereadora Professora Josete (PT) e do vereador Tico Kuzma (Pros). De acordo…

Diante da omissão da Urbs, Professora Josete busca o Ministério Público

A vereadora Professora Josete (PT) encaminhou ofício à Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MP-PR) pedindo providências em relação a omissão e ausência de fiscalização das denúncias de superlotação em ônibus e terminais do transporte público por parte da Urbanização de Curitiba (Urbs). Além disso, a parlamentar denuncia a falta de transparência em respostas de pedidos…

Professora Josete propõe reunião emergencial sobre superlotação no transporte público

A vereadora Professora Josete (PT) está solicitando reunião em caráter emergencial da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba com a Urbanização de Curitiba (Urbs) para debater a superlotação no transporte público no contexto da Covid-19, uma vez que as medidas restritivas ao enfrentamento da pandemia não têm impedido aglomerações em terminais e flagrantes de linhas superlotadas. Para a…

Professora Josete pede informações à URBS sobre frota e custos do transporte

A Câmara de Curitiba aprovou nesta semana o projeto de lei que prorroga o subsídio milionário às empresas do transporte coletivo para até junho de 2021. Na oportunidade, a oposição apresentou emenda ao PL que condicionava os repasses a apresentação de relatórios mensais da URBS (administradora do sistema), com detalhes sobre o funcionamento da frota e sobre custos operacionais, porém…

Projeto que prorroga subsídio às empresas do transporte é aprovado em 1º turno

A Câmara de Curitiba aprovou nesta terça-feira (8), em 1º turno, o projeto de lei do prefeito Rafael Greca que prorroga o regime emergencial de subsídio para as empresas do transporte público em Curitiba até junho de 2021. Dos 28 parlamentares que participaram da votação, 20 foram favoráveis e oito foram contrários. A estimativa é que a prorrogação represente mais…

Projeto que prorroga subsídio às empresas do transporte será votado na terça-feira (8)

Foi confirmado para terça-feira (8) a votação na Câmara de Vereadores do projeto de lei que prorroga o subsídio milionário às empresas do transporte público em Curitiba para até junho de 2021. A proposta foi enviada no dia 1º de dezembro por Rafael Greca e teve seu trâmite acelerado graças ao regime de urgência aprovado pela base de apoio do…

Câmara de Curitiba votará mais R$ 102 milhões para empresas do transporte coletivo

Os vereadores de Curitiba aprovaram nesta quarta-feira (2) um requerimento de pedido de urgência do prefeito Rafael Greca (DEM) que acelera o trâmite do projeto de lei que busca estender para até junho de 2021 o regime emergencial de custeio do transporte público de Curitiba. A estimativa é que a prorrogação represente mais R$ 102 milhões dos cofres públicos aos…

MP intima URBS a se manifestar sobre omissão do Conselho do Transporte

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou a abertura de um procedimento administrativo em razão da denúncia apresentada pela bancada de oposição na Câmara de Curitiba acerca da inoperância do Conselho Municipal do Transporte Público. O órgão, que deveria agir no controle social, se omitiu em discussões e projetos importantes, especialmente neste…

Câmara de Curitiba votará prorrogação de repasse aos empresários do transporte nesta terça (18)

Será votado nesta terça-feira (18), o projeto de lei do prefeito Rafael Greca (DEM) que prevê a prorrogação, até o fim deste ano, do repasse milionário aos empresários do transporte público da capital sob justificativa de eventuais prejuízos ao setor em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A votação teve seu trâmite acelerado graças a aprovação de um regime de urgência…

Câmara de Curitiba aprova ‘cheque em branco’ ao monopólio do transporte coletivo

Foi aprovado nesta segunda-feira (4/5), pela maioria na Câmara de Curitiba, projeto de lei do prefeito Rafael Greca (DEM) que institui um regime emergencial de operação e custeio do transporte público municipal durante a pandemia do Coronavírus. A proposta, que na prática socorre as empresas do transporte sob alegação de prejuízos neste período do Covid-19, recebeu 24 votos favoráveis e…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart