Professora Josete propõe desconto de 50% do salário de vereadores em razão do Covid-19

A vereadora Professora Josete (PT) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Curitiba propondo o desconto em folha de 50% no valor dos subsídios recebidos pelos 38 parlamentares durante os próximos três meses, período de adoção de medidas restritivas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esse valor seria destinado ao Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba (FAAC), como forma de contribuição para aquisição e distribuição de alimentos básicos a população de baixa renda.

Josete lembra que a Câmara de Curitiba tem feito vários esforços, adotando medidas sanitárias e de prevenção, com a adoção de sessões remotas e restrição ao público e que a doação de parte dos subsídios dos vereadores seria mais uma forma do poder legislativo mostrar que está buscando alternativas para o enfrentamento ao coronavírus e suas consequências econômicas e sociais. “Infelizmente neste contexto que temos visto vários trabalhadores passando por dificuldades, contratos de trabalho sendo rompidos, reduções de salários, acho que temos que também fazer a nossa parte”, comenta.

A vereadora destaca que medidas similares já têm sido adotadas em alguns municípios brasileiros. Ela cita como por exemplo Florianópolis (SC) e a Câmara Municipal de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. Por lá, além dos vereadores, o prefeito e o vice também terão seus subsídios reduzidos pela metade durante os próximos dois meses. Além disso, secretários municipais e alguns comissionados tiveram reduções de 40% a 30%.

O requerimento será votado nesta terça-feira (15) em sessão remota da CMC.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Comments (3)

  • Ousadia e coerência isto faz diferença

    Dione da Conceição Garcia
    Responder
  • DEPUTADOS ESTADUAIS, VEREADORES GOVERNADOR RATO E O VICE TB PRECISAM ESTAR NA PROPOSTA DE DESCONTO!

    Maria Cristina
    Responder
  • Ótima iniciativa tem forçar pra que os politicos dem a sua contribuição, agora estava vendo no portal de transparencia tem assessor parlamentar ganhando de 4 mil a 12 mil nesse momento tem que cortar tudo isso pela metade é assunto levado ao publico que vai fazer as campanhas futuras eleições.

    josé inacio ramponi
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart