Educação

Escola Sem Partido é enterrado em Curitiba

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) julgou em definitivo que projetos de lei que proíbem a discussão de gênero e sexualidade, como o ‘Escola Sem Partido’, não podem tramitar na Câmara Municipal de Curitiba. O acórdão, confirmando o sepultamento do Escola Sem Partido, foi divulgado nesta segunda-feira (20/9) pelo Tribunal. A decisão é fruto de uma ação ajuizada pelos…

Carta pública pedirá à Prefeitura implantação da lei federal 13.935

A necessidade do cumprimento da lei federal 13.935/2019 no município foi defendida por entidades e profissionais da área da Psicologia e do Serviço Social em audiência pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta quinta-feira (26). Para que a Secretaria Municipal de Educação (SME) possa inserir psicólogos e assistentes sociais nas suas unidades, será encaminhada uma carta pública à prefeitura e também…

Professora Josete cobra acessibilidade para estudantes do CEI Olívio Soares Sabóia, na CIC

Calçadas danificadas, desníveis, ausência de rampas, largura insuficiente de portas e acessos e ausência de um banheiro adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Problemas de acessibilidade constatados pelo mandato da vereadora Professora Josete (PT) durante vistoria na Escola Municipal CEI Olívio Soares Sabóia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Logo na entrada da unidade, o calçamento foi danificado por uma…

Bancada do PT solicita realização de Conferência Municipal de Educação

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Curitiba apresentou requerimento à Prefeitura solicitando a realização da Conferência Municipal de Educação. Apesar de prevista no Plano Municipal de Educação (PME) e na Lei do Sistema Municipal de Ensino (SISMEN), a última conferência aconteceu em 2015 (foto acima), ainda na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet. Líder da bancada petista,…

Novo Ensino Médio foi debatido em audiência proposta por vereadoras do PT

A Câmara Municipal de Curitiba realizou nesta quinta-feira (6) uma audiência pública online que debateu a implantação do Novo Ensino Médio no Estado do Paraná. O evento, proposto pelos mandatos das vereadoras Carol Dartora e Professora Josete, ouviu diversos segmentos da comunidade escolar sobre a Instrução Normativa 11/2020, que reduz a carga horária de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Artes.…

Bancada do PT vota contra PL que impede suspensão de aulas presenciais na pandemia

Com voto contrário da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), a maioria na Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (15), projeto de lei que torna a educação “serviço essencial” e impede que as aulas presenciais sejam interrompidas mesmo em casos de agravamento da pandemia. Foram 23 a favor, 10 contra e duas abstenções (ver foto acima) à proposta que, nesta…

MPT/PR recomenda reavaliação sobre retomada das aulas presenciais em fevereiro

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR) expediu, nesta terça-feira (2/2), recomendação ao secretário de Educação do estado do Paraná, Renato Feder, e à secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, para que seja reavaliada a decisão de retomada das aulas presenciais neste mês de fevereiro, tanto na rede pública, quanto na rede privada. De acordo com…

Josete defende interculturalidade e repudia “falsa polêmica” sobre ensino religioso

A vereadora Professora Josete (PT) manifestou-se nesta segunda-feira (14), em sessão da Câmara de Curitiba, em apoio as professoras e professores da Rede de Ensino de Curitiba diante da tentativa de criação de uma falsa polêmica sobre o Ensino Religioso nas escolas municipais, estabelecido pelo Currículo do Ensino Fundamental e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No fim de semana,…

Aprovada em 2018, emenda de R$ 150 mil ainda não foi aplicada em escola do Alto Boqueirão

A Escola Municipal Bento Mossurunga, no bairro Alto Boqueirão, é uma das unidades da rede municipal de ensino de Curitiba que precisa de uma atenção especial da Secretaria de Educação. Não é de hoje que a comunidade reclama da situação estrutural da escola e da necessidade de reformas urgentes. Algumas melhorias feitas pela prefeitura no fim do ano passado não…

Pais e professores pedem anulação de edital que muda atendimento da Educação Infantil

Mais de 500 pessoas estiveram presentes, nesta segunda-feira (28), na Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal de Curitiba, que debateu o edital da prefeitura que altera a forma de contratação de Centros de Educação Infantis conveniados para 2020. Pais, professores e representantes dos CEIs lotaram o auditório da APP-Sindicato e trouxeram vários cartazes e faixas pedindo a anulação do edital.…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart