Educação

Bancada do PT solicita realização de Conferência Municipal de Educação

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Curitiba apresentou requerimento à Prefeitura solicitando a realização da Conferência Municipal de Educação. Apesar de prevista no Plano Municipal de Educação (PME) e na Lei do Sistema Municipal de Ensino (SISMEN), a última conferência aconteceu em 2015 (foto acima), ainda na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet. Líder da bancada petista,…

Novo Ensino Médio foi debatido em audiência proposta por vereadoras do PT

A Câmara Municipal de Curitiba realizou nesta quinta-feira (6) uma audiência pública online que debateu a implantação do Novo Ensino Médio no Estado do Paraná. O evento, proposto pelos mandatos das vereadoras Carol Dartora e Professora Josete, ouviu diversos segmentos da comunidade escolar sobre a Instrução Normativa 11/2020, que reduz a carga horária de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Artes.…

Bancada do PT vota contra PL que impede suspensão de aulas presenciais na pandemia

Com voto contrário da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), a maioria na Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (15), projeto de lei que torna a educação “serviço essencial” e impede que as aulas presenciais sejam interrompidas mesmo em casos de agravamento da pandemia. Foram 23 a favor, 10 contra e duas abstenções (ver foto acima) à proposta que, nesta…

MPT/PR recomenda reavaliação sobre retomada das aulas presenciais em fevereiro

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR) expediu, nesta terça-feira (2/2), recomendação ao secretário de Educação do estado do Paraná, Renato Feder, e à secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, para que seja reavaliada a decisão de retomada das aulas presenciais neste mês de fevereiro, tanto na rede pública, quanto na rede privada. De acordo com…

Josete defende interculturalidade e repudia “falsa polêmica” sobre ensino religioso

A vereadora Professora Josete (PT) manifestou-se nesta segunda-feira (14), em sessão da Câmara de Curitiba, em apoio as professoras e professores da Rede de Ensino de Curitiba diante da tentativa de criação de uma falsa polêmica sobre o Ensino Religioso nas escolas municipais, estabelecido pelo Currículo do Ensino Fundamental e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No fim de semana,…

Aprovada em 2018, emenda de R$ 150 mil ainda não foi aplicada em escola do Alto Boqueirão

A Escola Municipal Bento Mossurunga, no bairro Alto Boqueirão, é uma das unidades da rede municipal de ensino de Curitiba que precisa de uma atenção especial da Secretaria de Educação. Não é de hoje que a comunidade reclama da situação estrutural da escola e da necessidade de reformas urgentes. Algumas melhorias feitas pela prefeitura no fim do ano passado não…

Pais e professores pedem anulação de edital que muda atendimento da Educação Infantil

Mais de 500 pessoas estiveram presentes, nesta segunda-feira (28), na Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal de Curitiba, que debateu o edital da prefeitura que altera a forma de contratação de Centros de Educação Infantis conveniados para 2020. Pais, professores e representantes dos CEIs lotaram o auditório da APP-Sindicato e trouxeram vários cartazes e faixas pedindo a anulação do edital.…

Câmara de Curitiba se posiciona contra edital das creches comunitárias

Representantes de Centros de Educação Infantil conveniados com a Prefeitura de Curitiba e pais de crianças atendidas por essas instituições estiveram nesta terça-feira (22) na Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do requerimento que sugere a suspensão do edital da prefeitura que determina o sistema para contratação de creches comunitárias conveniadas para 2020. Aprovado por unanimidade pelos 31 parlamentares…

Vereadores sugerem suspensão de edital das creches comunitárias

Será votado nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Curitiba, requerimento de autoria de diversos parlamentares que sugere a suspensão do edital publicado pela prefeitura no fim de setembro que determina o sistema para contratação de creches comunitárias conveniadas para 2020. Pelo edital, somente crianças de 0 a 3 anos serão atendidas pelo novo sistema a partir do ano que…

Na Câmara, secretária é cobrada por falta de diálogo com pais e diretorias de creches comunitárias

A secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila, esteve nesta segunda-feira (14) na Câmara de Curitiba para prestar esclarecimentos sobre o novo edital de contratação de creches comunitárias conveniadas com a prefeitura. O convite foi feito pelo presidente do legislativo, Sabino Picolo (DEM), sem um aviso prévio aos parlamentares. Durante a explanação, a secretária defendeu a transparência do edital e…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart