Josete solicita reajuste de benefício alimentar de famílias atendidas pelos Cras

A vereadora Professora Josete (PT) apresentou indicação à Prefeitura de Curitiba de atualização do valor dos créditos alimentares distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para famílias em situação de vulnerabilidade social. A sugestão foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (6) na Câmara Municipal.

Esse benefício, previsto pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), é concedido às famílias que comprovadamente não têm condições de arcar com despesas. Os créditos são utilizados nos Armazéns da Família da prefeitura. Josete lembra que a última atualização do valor foi feita em 2015, quando o benefício passou de R$ 45 para R$ 60. Para a parlamentar, é preciso fazer uma reposição da inflação do período dos últimos quatro anos, o que equivale a 23,6%, segundo o IPCA.

A vereadora explica que essa complementação de renda é concedida diante de critérios do Índice de Vulnerabilidade Social das Famílias (IVSF), que permite que os assistentes sociais identifiquem quem realmente têm necessidade do benefício. “A alimentação é um direito e cabe ao poder público promover ações que vivem a segurança alimentar. Esse benefício é concedido de forma criteriosa e é fundamental para várias famílias, porém esse direito precisa ter seu valor revisto diante da defasagem inflacionária desde 2015”, argumenta Josete.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart