Aprovado projeto que cria Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças

Foi aprovado na Câmara de Curitiba, Projeto de Lei que institui a “Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças”. De autoria da vereadora Professora Josete (PT), a proposta objetiva uma mobilização coletiva sobre a importância da prevenção de crianças e adolescentes e disseminar informações sobre como pais, educadores e responsáveis podem mudar sua rotina e promover ações para prevenção de acidentes em seu cotidiano.

Segundo a ONG Criança Segura, os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil e fazem quatro vezes mais vítimas, dessa faixa etária, do que os casos de violência em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, no último ano mais de 3 mil crianças morreram vítimas de acidentes e outras 112 mil foram hospitalizadas – somente na rede pública de saúde – devido a algum acidente. Anualmente, em todo o mundo, morrem 1 milhão de criança por causas acidentais, o que é considerado uma epidemia global segundo a organização Safe Kids Worldwide.

Atualmente, devido à pandemia do coronavírus, as crianças estão passando mais tempo dentro de casa – o que naturalmente aumenta as chances de acidentes. Em 2019, de março a outubro, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu cerca de 18 mil crianças e adolescentes vítimas de acidentes domésticos. Já em 2020, no mesmo período, esse número subiu para mais de 39 mil atendimentos.

Caso sancionada pelo prefeito, a proposta é que a “Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças” seja realizada anualmente, na quarta semana do mês de agosto. Dentre as atividades a serem realizadas são propostas, palestras, debates, encontros, audiências públicas – em parceria com órgãos públicos e particulares -, cursos e treinamento online sobre cuidados básicos para evitar acidentes com crianças – com referências de comportamentos seguros e possíveis adaptações no ambiente em que a criança vive.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart