13 bandeiras da Josete

FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS

Fiscalizando efetiva das ações da prefeitura e da câmara municipal, buscando transparência na gestão municipal e denunciando o mau uso do dinheiro público

DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

Defesa intransigente do serviço público, da valorização dos(s) servidores(as), por entender que a oferta de serviço público de qualidade é o caminho para combater as desigualdades sociais.

EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

Ampliação de recursos à Rede Municipal, valorização dos profissionais e por melhores condições de trabalho nos espaços escolares. Garantir uma Educação Democrática, com um sistema participativo, com ampliação da educação integral e inclusiva, proporcionando acesso digital permanente em todas as etapas, com garantia de qualidade, para crianças, adolescentes, jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental no tempo esperado.

  • Defesa da Escola Pública (plural, laica e gratuita);
  • Valorização dos profissionais com planos de carreiras e formação continuada;
  • Liberdade de cátedra/Luta contra o Escola Sem Partido;
  • Piso salarial dos professores;
  • Formação em curso superior para todas as etapas de ensino;
  • Número de alunos por turma;
  • Financiamento da educação a partir do Custo Aluno Qualidade Inicial;
  • Mínimo de 30% de hora atividade;
  • Mínimo de 30% dos recursos para educação;
  • Educação em Tempo Integral;
  • Execução dos Planos Nacional e Municipal de Educação;
  • Aumento de vagas para Educação Infantil;
  • Representação Permanente no Conselho de Educação.

DEFESA DO SUS E DO SUAS

Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pela qualidade do atendimento aos usuários e pela valorização dos trabalhadores(as) da saúde. Cobrar da prefeitura ações durante e pós pandemia. Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), lutar pela ampliação das políticas públicas de assistência social para atender toda a população em situação de vulnerabilidade social, com atenção especial às pessoas em situação de rua devido.

TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Fundamental associar este tema à sustentabilidade. Além de combater o cartel que hoje domina o transporte público em Curitiba, precisamos discutir a importância de estimular o uso dos veículos não motorizados, como a bicicleta, por exemplo. Luta por transporte público de qualidade e barato, bem como aumento do número de ciclofaixas e ciclovias.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

Lutar junto ao movimento feminista pela efetivação de políticas públicas, principalmente àquelas destinadas as mulheres em situação de violência. Destacando o fortalecimento da rede de proteção e a ampliação da Patrulha Maria da Penha. Defender e participar das ações desenvolvidas e promovidas pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulheres, visando efetivar programas e ações que garantam os direitos sexuais e reprodutivos, bem como a autonomia econômica e geração de emprego e renda com base nos direitos e garantias fundamentais das mulheres e sempre respeitando identidade de gênero, orientação sexual, raça, etnia e deficiência

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Propor e apoiar políticas públicas que contribuam para a construção de uma cidade mais justa e sustentável. Lutar por condições de se ofertar educação socioambiental, formal e não formal, em vários setores da prefeitura, em especial para o enfrentamento da crise hídrica atual e destinação correta do lixo. Propor programas que envolvam Curitiba e Região metropolitana para diminuir e reverter impactos sobre seus rios e remanescentes naturais.

POLÍTICA DE EMPREGO E RENDA

Lutar por Políticas Públicas de geração de emprego e renda, com apoio à Economia Solidária e defesa de política de Renda Mínima às pessoas em situação de vulnerabilidade social

POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE

Lutar por Políticas Públicas para a juventude que garantam o amplo acesso aos espaços públicos de lazer,  de práticas esportivas, sem nenhuma forma ou tipo de discriminação de raça, classe e etnia. Pensar e articular ações que visem qualificação e formação profissional específica para atender as demandas de jovens e adolescentes, especialmente no momento de ingresso no mercado de trabalho,  prezando sempre por assegurar todas as proteções e garantias legais.

* Expansão dos Programas de inserção do mercado de trabalho

* Oferta de cursos de qualificação de acordo com as demandas do mercado e em parceria com empresas, semelhante ao que já existe existe nos Liceus de Ofício, porém já com uma proporção entre vagas de emprego e estágio nas empresas parceiras.

* Programas de emprego e qualificação para juventude que garantam direitos

* Facilitação na renovação e compra de créditos no cartão transporte para meia passagem dos estudantes, através da adoção de sistema menos burocrático

* Incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte para a juventude, com expansão de ciclovias, vias calmas e espaços públicos para estacionamento e higiene

* Garantir à juventude o direito à cidade com uma Guarda Municipal que respeite os direitos humanos e que não trate a juventude como inimiga, principalmente os jovens negros da periferia.

POLÍTICAS PARA IDOSOS

Lutar por Políticas Públicas para Idosos, através do incentivo à criação de Centros de Convivência onde os idosos possam desenvolver atividades voltadas ao seu bem estar integral. Assim como, cobrar da gestão municipal estudos e ações nas diversas áreas da política pública, pois diante do aumento da expectativa de vida e consequentemente do aumento da  população idosa curitibana, é extremamente importante desenvolver e aprimorar políticas públicas que atendam as especificidades dessa população.

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Lutar pela ampliação dos Programas da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Curitiba, para garantir a oferta de alimentação saudável para toda a população em situação de vulnerabilidade social, principalmente pelo agravamento da insegurança alimentar a partir da pandemia da Covid 19.

DEFESA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Participar junto aos diferentes movimentos sociais com o objetivo de lutar por Políticas Públicas de inclusão social. Manter o mandato como instrumento de vocalização das demandas dos movimentos sociais.

LUTA ANTIRRACISTA e CONTRA TODOS O TIPOS DE DISCRIMINAÇÃO LGBTQI+

Lutar contra a discriminação de  identidade de gênero, orientação sexual, raça, etnia e deficiência. Lutar contra a criminalização e as violência praticadas  a essas populações. Lutar por políticas públicas e promover ações  que deem visibilidade à população negra e LGBTQI+

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart