Em resposta a um requerimento de informações oficiais da vereadora Professora Josete, a Prefeitura de Curitiba informou que um montante de R$12 milhões foi destinado à Visão Publicidade entre 2005 e 2010, como pagamento referente a publicidade institucional.

A Visão Publicidade está envolvida em diversas denúncias graves em relação a contratos e licitações na Câmara Municipal de Curitiba. A empresa recebeu R$18 milhões pela edição do jornal "fantasma" Câmara em Ação. Com tiragens declaradas de até 250 mil exemplares, o jornal foi visto por pouquíssimas pessoas, dentro ou fora do Legislativo.

Na última terça-feira (10), o jornal Gazeta do Povo divulgou outras irregularidades nos contratos de publicidade da Câmara. Novamente, a Visão Publicidade está envolvida nas denúncias, desta vez por subcontratar empresas impedidas legalmente de assinar contratos com a Câmara (ligadas a vários vereadores).

Recentemente, a vereadora Professora Josete ingressou na Justiça com uma ação popular contra o prefeito Luciano Ducci exatamente por uso indevido da publicidade oficial. Em cartazes distribuídos nas escolas e creches da rede municipal, o nome do prefeito aparece em letras garrafais, rompendo o princípio da impessoalidade na administração pública. Na ação, a vereadora solicita a retirada desses materiais das escolas. Leia mais sobre o assunto aqui.

Ainda em 2012, a Prefeitura de Curitiba já respondeu na Justiça por uso indevido da publicidade oficial. Em maio, a 5ª Vara da Fazenda Pública suspendeu a propaganda institucional de Curitiba para fins eleitorais. Entre os comerciais proibidos, estavam os da "Operação Asfalto Novo", "Orgulho de Ser Curitibano" e outras similares.

Você pode ler as respostas de outros pedidos de informação enviadas pela Prefeitura ao mandato da vereadora Professora Josete neste link.

Leave a Comment