A vereadora Professora Josete protocolou na tarde de ontem (21), na sede estadual do Partido dos Trabalhadores, sua candidatura ao cargo de deputada estadual nas próximas eleições, a serem realizadas em outubro. É a primeira vez que Josete se candidata a um cargo em nível estadual. Nos últimos nove anos, a vereadora venceu três eleições para a Câmara Municipal de Curitiba. Na última, em 2012, recebeu 9.208 votos, sendo a vereadora mais votada entre todos os candidatos do PT e a 10ª mais votada no geral.
“A decisão por essa candidatura é coletiva, como tudo que nós fizemos e continuamos fazendo nos mandatos que tivemos na Câmara Municipal. O coletivo que constrói nosso mandato achou que este era o momento oportuno para tentar expandir as pautas que defendemos em Curitiba para todo o estado”, explica Josete.
Para registrar a candidatura, Josete assinou a carta compromisso do candidato e da candidata petista. Entre outras coisas, ela se compromete a combater rigorosamente qualquer privilégio ou regalia em termos de vencimentos normais e extraordinários, assim como colocar à disposição da população informações a respeito de gastos e arrecadações e dar ampla publicidade aos procedimentos e tramitações internos da casa onde legisla.
Josete tem experiência nesse quesito. Em 2012, foi eleita pelo jornal Gazeta do Povo como a vereadora mais transparente de Curitiba. Mais do que isso, Josete foi a única a ser avaliada acima da nota 8 na avaliação, valor mínimo para o mandato ser considerado transparente. Ela obteve nota 8,8, em um máximo de 10.
O encontro estadual do PT do Paraná está marcado para o próximo dia 31, em Curitiba, quando serão oficializadas as candidaturas. As eleições de 2014 acontecem no dia 5 de outubro. O segundo turno será realizado três semanas depois, no dia 26.