A vereadora Professora Josete participou, na última segunda-feira (28), da festa de aniversário do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). O evento foi no Sindicato dos Bancários e teve o lançamento do livro “Vozes da Consciência”, uma coletânea com todas as entrevistas feitas pelo Jornal do Sismuc de 2009 a 2013. Josete fez parte da primeira mesa da atividade e fez questão de enfatizar a organização dos trabalhadores. “O Sismuc é um sindicato de luta, de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Parabenizo a instituição e os servidores e servidoras por estes 25 anos de conquistas”, salientou.

Ex-presidentes e personagens que contribuíram para a construção do sindicato marcaram presença. O deputado estadual Dr. Rosinha, um dos fundadores do Sismuc, enfatizou as conquistas nestas duas décadas e meia. “São 25 anos que mudaram a história não só dos funcionários da Prefeitura, mas também do próprio modelo de administração de Curitiba. Antes do nosso sindicato, ninguém fazia a defesa do servidor público. O servidor passou a ter pauta de lutas, a ter seus direitos defendidos. Todas as conquistas ao longo deste tempo foram graças aos servidores e ao Sindicato dos Servidores Públicos de Curitiba, e não pela boa vontade de nenhum governante”, relembrou.

Apoio e lembranças

Durante o evento, duas mesas foram formadas. Na primeira, representantes dos sindicatos, dos movimentos sociais, os dois parlamentares presentes – Dr. Rosinha e a vereadora Professora Josete –, e a presidente da CUT-PR, Regina Cruz, parabenizaram o sindicato e reforçaram o apoio às lutas dos servidores.

Na segunda mesa, as ex-presidentes do Sismuc Maria Madalena Munhoz do Amaral, Marilena Silva, Mônica Giovanetti,Marcela Bonfim, além do atual advogado e ex-presidente Ludimar Rafanhim e da atual coordenadora geral, Ana Paula Cozzolino, relembraram histórias e fizeram um resgate histórico dos movimentos e dos atos que ajudaram a construir o Sismuc. Além disso, a conjuntura do atual momento do movimento sindical foi analisada. Os presentes enfatizaram a importância da união entre os sindicatos e pregaram a solidariedade acima do individualismo na tomada de decisões.

Os convidados ainda foram presenteados com o livro “Vozes da Consciência”. “É uma honra fazer parte deste momento, com o lançamento do primeiro livro do sindicato. É um resgate histórico que funciona como uma atividade de formação. Mostra para o trabalhador que as conquistas são feitas através da luta”, enfatizou Adriana Kalckmann, coordenadora de comunicação do Sismuc.

As comemorações do aniversário do Sismuc seguem durante os próximos dias. Em 8 de novembro, será realizado o baile dos servidores, às 21h, na Sociedade Universal. Uma página exclusiva na internet sobre a história do sindicato também foi lançada. Trata-se do “Espaço 25 anos”, que trará mais de 200 imagens históricas, linha do tempo, documentos, vídeos e outros conteúdos que ajudam a contar a história da entidade.

Com informações do Sismuc.

Leave a Comment

Fale com a Jô