A vereadora Professora Josete ( PT) e a Liga Brasileira de Lésbicas sucursal Paraná promoveram uma discussão na Câmara Municipal de Curitiba contra a discriminação, violência e invisibilização de mulheres lésbicas e bissexuais na última terça-feira (29), sua data comemorativa por visibilidade.
Foi um momento marcante e de quebra de paradigmas nos mais de 300 anos da Câmara, já que a comunidade LGBTQIA+, em especial as mulheres, foram historicamente excluídas da política brasileira.
Nesse contexto de celebração e consciência, o objetivo foi pensar o papel do Executivo na função de garantir os direitos constitucionais dessa população. Entre as prioridades estão a segurança contra violências e preconceito, bem como políticas de saúde pública que contemplem suas especificidades.
Como resultado, ao final do debate foi criado um grupo de trabalho com representantes das entidades presentes para encaminhamento das sugestões discutidas.
Além da Professora Josete e das vereadoras Giorgia Prates (PT) e Maria Leticia (PV), participaram do debate as representantes da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), do Coletivo Cássia, Instituto Aroeiras (focado na defesa de mulheres negras, lésbicas e bissexuais) e do Mulheres Negras Decidem (formado para promover a diversidade na escolha de lideranças políticas). Além delas, o Conselho Municipal de Diversidade, a Defensoria Pública do Paraná e a Secretaria Municipal da Saúde.
Agradeço a todas e todos que participaram. Nosso mandato seguirá à disposição para dar continuidade a essa luta.
Professora Josete (via Instagram)