A vereadora Professora Josete (PT) protocolou nesta quinta-feira, dia 24, um requerimento solicitando a convocação da presidenta da FAS, Maria Alice Erthal, pela Câmara Municipal de Curitiba para prestar esclarecimentos sobre a conduta da Prefeitura diante da população em situação de rua.
Em áudio encaminhado para servidores da Regional Matriz e que acabou vazando para o público, a presidente da FAS deu uma amostra de como essa gestão lida com a população em situação de rua.
“Tem que tirar aquele povo de lá, nem que para isso tenha que levar a Guarda para que eles fiquem com um pouquinho de medo”, disse a presidenta da FAS no áudio.
É inconcebível a pessoa escolhida pelo Prefeito para cuidar dessa questão tão importante para a Cidade oriente a equipe da Prefeitura dessa forma, com esse tom higienista e preconceituoso.
Os vereadores e as vereadoras vão decidir em plenário na próxima segunda-feira, dia 28, se a integrante do alto escalão da Prefeitura deverá ou não prestar esclarecimentos para a Câmara Municipal.
Há tempos eu defendo a criação de uma secretaria específica, voltada para resolver a questão das pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua em Curitiba.
A FAS, focada em assistencialismo e ações imediatistas, não é o caminho para uma resolução a longo prazo e têm, há tempos, se transformado em um instrumento da Prefeitura para empurrar o problema para debaixo do tapete.
Foto: Daniel Castellano/SMCS