Convidado a assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Adriano Massuda esteve presente na sessão plenária desta segunda-feira (03) na Câmara Municipal de Curitiba para se despedir do cargo na Secretaria de Saúde e apresentar seu sucessor Cesar Titon à Casa.
Segundo Massuda, um dos principais desafios da gestão até o momento foi o fortalecimento da atenção básica e a resolução de problemas que estão nas unidades de emergência. “Nosso foco, desde o início da gestão, foi tentar melhorar o acesso, a resolutividade e a capacidade de coordenação do cuidado na nossa atenção básica”.
Em sua fala aos vereadores, o ex-secretário se mostrou satisfeito com a escolha do prefeito Gustavo Fruet (PDT): “Cesar Titon é meu braço direito, uma pessoa formada em Medicina de Família e Comunidade e especialista na área. Tenho certeza que vai dar sequencia aos trabalhos que foram desenvolvidos e avançar muito mais”, afirmou.
Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre (RS) e especialização em Psicologia Comunitária pela Universidade de Brigthon, na Inglaterra, Titon entrou na rede pública de Curitiba em 2006 e atuou na Unidade de Saúde do bairro Umbará até 2013. Desde então, passou a integrar a equipe da secretaria municipal.
“Nós temos frentes de consolidação e de expansão das boas experiências de determinadas unidades para as outras”, apontou o novo secretário sobre as perspectivas de trabalho para os próximos anos. E complementou: “Ao mesmo tempo, seguiremos nesta frente de melhorar a integração entre os pontos da rede, trabalhando com trabalhadores, com fluxos das pessoas dentro do sistema e da comunicação de como lidar melhor com o sistema de saúde”.
Cesar Titon assumiu o cargo na última sexta-feira (31) e se manterá até o final da atual gestão municipal.