A vereadora Professora Josete apresentou na manhã desta segunda-feira (17) projeto de lei que sugere a nomeação de uma instituição de ensino em homenagem ao professor e atleta Ronaldo Vadson Schwantes, falecido no dia 18 de julho de 2013, vítima de câncer. Os vereadores Pedro Paulo (PT), Paulo Salamuni (PV) e Zé Maria (Soliedariedade) pediram a palavra durante o discurso de Josete para parabenizar a iniciativa e apoiar a escolha.

“Nosso mandato não costuma oferecer tal tipo de honraria, apenas quando entende que a pessoa ou instituição homenageada de fato seja merecedora. É este o caso do professor Ronaldo, homem que dedicou a vida à educação e ao esporte”, explicou Josete. Ronaldo Schwantes deixou um legado inestimável tanto na esgrima – esporte que praticava e ensinava – quanto na educação, estando sempre presente nas lutas da categoria do magistério municipal. “Ronaldo sempre esteve presente nos movimentos, com uma atitude digna”, lembrou a vereadora.

Vencedor de duas medalhas de bronze em Jogos Panamericanos, em 1975, na Cidade do México e em 1983, em Caracas, e pai de Athos Shwartes, primeiro paranaense a participar dos Jogos Olímpicos na esgrima, Ronaldo se destacou também na educação especial. De 1997 até 2012, foi diretor da Escola Especial Helena W. Antipoff. Membro do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, ele foi convidado pelo prefeito Gustavo Fruet para assumir a Secretaria de Pessoa com Deficiência na atual gestão, cargo do qual pediu exoneração em função da doença.

O projeto que dá o nome do professor Ronaldo a uma instituição de ensino foi aprovado e deve seguir para votação em segundo turno.

Leave a Comment