O prazo para que os vereadores apresentassem emendas para a Lei Orçamentária Anual de 2014 se encerrou na última quarta-feira (04). Cada parlamentar tinha um orçamento de R$ 500 mil para investir em áreas que escolhesse. A vereadora Professora Josete apresentou ao todo 19 emendas à lei. “O orçamento é limitado. Nós tentamos expandir o alcance das emendas o máximo possível, para atingir o maior número de áreas que têm necessidade de investimento”, salienta.
Ao todo, quase R$200 mil do orçamento para emendas da vereadora – 40% do total – foram destinados à educação, entre cmeis, ceis e escolas municipais. A porcentagem supera o valor de 30% do orçamento do município cobrado pelos trabalhadores e pela sociedade em geral para que seja investido na área. “O investimento na educação é e sempre foi um compromisso do mandato. Defendemos os 30% do orçamento do município para esta área e estamos dando o exemplo com as emendas”, afirma.
Além dos espaços educacionais, boa parte das emendas foi destinada à área da saúde, priorizando hospitais e a construção de academias ao ar livre. A cultura também foi priorizada. Duas emendas – uma para o Centro Cultural Boqueirão e outra destinada à cultura negra – foram apresentadas. Nesta segunda-feira (09), a Comissão de Economia da Câmara se reúne para analisar as emendas. A votação no plenário será nos dias 17 e 18 de dezembro, e a inclusão das propostas aprovadas será feita nos dias 19 e 20.