Secretário Adriano Massuda esteve presente na Sessão da Câmara Municipal de Curitiba desta segunda-feira (25); na quarta-feira (27), Audiência Pública na Câmara vai discutir metas fiscais de 2012
Promovida pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ocorreu nesta segunda-feira audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. O secretário municipal Adriano Massuda agradeceu na sua fala inicial a celeridade com que o crédito adicional solicitado pela Prefeitura foi aprovado na semana passada, na Câmara Municipal. "Os recursos desse crédito são fundamentais para, entre outras atribuições urgentes, pagamento de fornecedores de medicamentos e insumos laboratoriais", disse o secretário.
Na sua intervenção, a vereadora Professora Josete (PT) parabenizou o secretário e a equipe da Secretaria pelo início dos trabalhos e pela apresentação realizada. "O momento de transição de gestão é muito importante, e estes esclarecimentos prestados hoje também, até para que a Câmara tenha informações para repassar ao cidadão", disse.
"Serão necessários ainda outros espaços e momentos para aprofundar os diversos temas", continuou Josete, "por exemplo, a realização de reuniões abertas da própria Comissão de Saúde da Câmara para discutir a questão da saúde mental". Josete elaborou questões específicas sobre a prestação de contas, cujas respostas devem ser enviadas por escrito nos próximos dias.
As questões da vereadora se referem a repasses do Governo Federal (segundo a prestação de contas, não houve repasse no 3º quadrimestre), e sobre recursos destinados a atendimentos de média e alta complexidade (se há recursos próprios do munícipio destinados a este segmento), entre outras.
Na fala inicial, o secretário Adriano Massuda ainda ressaltou que é necessária a criação de uma unidade gestora do orçamento destinado à saúde pública em Curitiba, e falou sobre a situação de hospitais da capital, especialmente sobre o São Vicente e sobre o Evangélico. "A Secretaria está realizando auditorias e buscando colaboração com as direções dos hospitais", garantiu, referindo-se a fatos ocorridos nas últimas semanas.
Massuda também ressaltou na Tribuna da Câmara que os profissionais de saúde de Curitiba são excelentes. "Uma das nossas bandeiras é valorizar o profissional de saúde, reestruturar planos de cargos, salários e carreiras", garantiu. Em seguida, foram apresentados relatórios orçamentários e de produção do SUS em Curitiba (atendimentos de atenção básica, saúde ambiental, programas, etc) referentes ao último quadrimestre de 2012, conforme exigência da Lei complementar n 141 de janeiro de 2012, que determina apresentação de relatório quadrimestral no Legislativo.
Clique aqui e aqui para ver os relatórios apresentados pela Secretaria.
Audiência pública de Finanças na quarta-feira (27)
Na próxima quarta-feira (27), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, cuja presidenta é a vereadora Professora Josete, promove outra audiência pública para que o Poder Executivo demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2012. A audiência será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba, às 9h30.