Na tarde desta quarta-feira (30), o agressor de Neno foi preso com as acusações de racismo e tentativa de homicídio qualificado. Todavia, nossa luta não acaba por aqui!
O Paraná ainda é um dos estados que não possui delegacia especializada para investigação de crimes de racismo. O músico Neno é mais uma das vítimas do racismo estrutural que afeta e violenta a vida de pessoas negras todos os dias, com a negligência do poder público para com o combate ao racismo. É urgente que o Paraná tenha uma delegacia especializada e profissionais qualificados para o atendimento das vítimas de violências racistas.
Quando a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência em que Neno foi brutalmente violentado, os policiais registraram o ocorrido apenas como “lesão corporal leve”, que gerou um termo circunstanciado ao acusado e ele logo foi liberado. Crimes de racismo precisam ser registrados como tal, para que racistas não se fartem da impunidade.
Para além disso, defender os direitos da população negra, também é defesa de direitos humanos. Vamos às ruas para pautar, com urgência, a necessidade de políticas de ações afirmativas e para igualdade racial em nosso estado.
Combater o racismo é uma tarefa de todos e todas nós. Portanto, convocamos toda a comunidade que ousa se indignar, a participar conosco das atividades que acontecerão a partir de amanhã.
➡️ 01/12 – quinta-feira | 10h
Ação nas redes sociais
Tuitaço #JustiçaPorNeno #DelegaciaEspecializadaJá e convocação para o ato.
➡️ 01/12 – quinta-feira | 18h
Ato e caminhada por Justiça para Neno!
Concentração na Praça Santos Andrade
➡️ 03/12 – sábado | 18h
Manifestação e Panfletagem por #JustiçaPorNeno
No Cavalo Babão, Largo da Ordem
➡️ 04/12 – domingo | 14h
JUSTIÇA POR NENO! Repúdio à violência racista sofrida por Neno
Local: nas Ruínas de São Francisco