Participantes da 18ª Jornada de Agroecologia farão um ato deste domingo (01/09) em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político desde o dia 7 de abril de 2018. A Jornada ocorre no Centro de Curitiba desde quinta-feira (29), com uma feira composta por mais de 100 coletivos de produção, 25 apresentações culturais, oficinas e conferências. O ato na Vigília ocorre a partir das 16h, após o encerramento da Jornada, marcado para às 13h30 de domingo.

O ato, batizado de  “Semeando a liberdade”, será na Vigília Lula Livre, localizada no bairro Santa Cândida, ao lado da Superintendência da Polícia Federal, onde Lula está preso. A ação começa às 16h, com apresentações do Grupo Maracatu Baque Mulher, de Susi Monte Serrat e João Bello, Luciana Worms e Grupo Partigianos. Às 17h, tem início o ato de partilha das sementes crioulas e celebração inter-religiosa, com presença de representantes de diversas matrizes religiosas. Como já é tradição na Vigília, às 19h haverá o “boa noite, presidente Lula”.

Roberto Baggio, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da organização do evento, explica que a Jornada pauta um projeto soberano e popular para a agricultura que, neste momento, está vinculado diretamente à luta pela Educação Pública, pela soberania nacional e pelas liberdades democráticas.

“O modelo agrícola do Bolsonaro e das transnacionais é de destruição e privatização da Amazônia, mecanizando a terra para a pecuária e a soja. Esse projeto destrói a nossa soberania. E a agroecologia visa recuperar a nossa soberania na agricultura, e para isso nós precisamos recuperar a soberania política e libertar o Lula”, diz Baggio.

Programação

16h: Atividades culturais

– Grupo Maracatu Baque Mulher

– Susi Monte Serrat e João Bello
– Luciana Worms
– Grupo Partigianos

17h: Ato “Semeando a liberdade”

Ato de Partilha das sementes e celebração inter-religiosa, com a presença dos participantes da 18ª Jornada de Agroecologia

19h: Proteção e benção para Lula (Boa noite, presidente Lula)

Fonte: Jornada de Agroecologia

Leave a Comment

Fale com a Jô