Após Audiência Pública de Prestação de Contas, na quarta-feira (22), conseguimos pleitear reunião de cinco sindicatos do funcionalismo público de Curitiba – SISMUC, SISMMAC, SINFISCO, SIGMUC e SINDICÂMARA – com o Presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), abrindo assim o diálogo com o Legislativo. O Líder do Prefeito na Câmara, Vereador Píer Petruzziello (PTB), e outros cinco Vereadores, Professor Euler (PSD), Professor Silberto e Noêmia Rocha, do PMDB, Thiago Ferro (PSDB) e Fabiane Rosa (PSDC) também participaram da reunião.
Entre as principais reivindicações dos sindicatos, está o pedido para que não se votem projetos relacionados ao serviço público rapidamente, sem conversar com os maiores interessados: os funcionários públicos. O Presidente da Câmara afirmou que, caso o pacote de ajuste fiscal venha para votação em regime de urgência, a aprovação pode acontecer em 45 dias, o que limita o diálogo com os professores e professoras. Eu lembrei que o pacote pode ser aprovado em até três dias úteis; basta que um vereador recolha 13 assinaturas e o requerimento seja acatado pelo plenário da Câmara Municipal.
Wagner Argenton, da direção do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), salientou que é de conhecimento de todos que o pacote afetará diretamente os servidores e, portanto, querem abertura necessária para o debate antes de aprovação pela Câmara. “Nós só pedimos espaço para debater quaisquer projetos que tratem da data-base, da previdência dos servidores e do Instituto Curitiba de Saúde”, pede Wagner ao Presidente da Casa.
Quando questionado, também por Wagner, sobre alguma informação provinda do Executivo, Pier Petruzziello responde negativamente, informando apenas que poderia propor uma reunião à Secretaria Municipal de Governo, mas que nada poderia prometer.
Ainda na reunião, o SISMMAC falou da possibilidade de greve a partir do dia 15 de março, por prazo indeterminado. Além das pautas locais, há uma mobilização nacional contra a perda de direitos, contra a reforma da previdência dos trabalhadores em Educação.
Assista na íntegra à primeira reunião dos sindicatos com os vereadores, no endereço https://www.periscope.tv/w/1gqGvqWgoNlKB, transmitida pela Câmara Municipal.