“O mito do planejamento urbano e democrático: reflexões a partir de Curitiba é o livro que a Frente Mobiliza Curitiba lançou na noite desta quinta-feira. A vereadora Professora Josete (PT) esteve presente ao evento e compartilhou com os presentes avanços obtidos e dificuldades enfrentadas, que impediram novas conquistas na elaboração do Plano Diretor de Curitiba recentemente aprovado pela Câmara Municipal.
A Frente Mobiliza Curitiba foi constituída pela necessidade de se preparar a sociedade civil organizada para atuar e influir na construção do Plano Diretor. É formada por diversas instituições e organizações populares, com a coordenação da ONG Terra de Direitos. Entre as propostas defendidas pela frente estão o IPTU progressivo, Estudo de Impacto de Vizinhança, Zona Especial de Interesse Social.
Na Câmara Municipal, Professora Josete teve atuação destacada para defender esses princípios, por uma cidade mais humana, que privilegie as pessoas que aqui moram, não os interesses dos empresários do transporte e da construção civil.
Dos estudos e debates surgiu o livro, que reúne artigos de autores diversos, que participaram de todo o processo. Como sua publicação foi anterior à aprovação da lei, ele não avalia politicamente como está construído o Plano Diretor.
Na avaliação dos presentes ao debate, a organização de movimentos sociais, sindicatos, entidades, coletivos e cidadãos para pensar a cidade e apresentar propostas foi um ganho muito grande. Embora não tenham sido contempladas, em sua grande maioria, elas formam uma visão de cidade que precisa ganhar corpo e avançar na regulamentação do Plano Diretor e em novas leis que se debatam no legislativo.