Nesta semana é comemorado o Dia do/a Assistente Social. Neste ano as comemorações ao 15 de maio buscam valorizar o trabalho da categoria e dialogar com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.
O tema de 2015 “Profissional de Luta, Profissional Presente! Pelas Políticas Públicas pelos Direitos Humanos!” foi escolhido primeiramente porque em 2016 o Serviço Social no Brasil completa 80 anos e, nesse sentido, o Conjunto CFESS/CRESS tem trabalhado com temáticas que mostram o papel social da profissão e que dão visibilidade ao trabalho de assistentes sociais. Em segundo lugar, falar das atribuições e competências da categoria e da defesa das políticas públicas significa dizer o que a população usuária do serviço social pode e deve esperar dessa categoria profissional.
A escolha também está relacionada ao tema geral de 2015 do conjunto CFESS/CRESS, “Assistente Social: atribuições, competências e defesa das políticas públicas”, que traz a necessidade de reflexão sobre a profissão de assistente social em meio as transformações sociais que vêm marcando o Brasil nos últimos anos.
O CRESS/PR está convidando toda a categoria a participar das atividades alusivas ao Dia do/a Assistente Social realizadas em Curitiba. As inscrições para os eventos estarão disponíveis no site do CRESS/PR.
Confira a programação:
• Dia 14 de maio: 1º Colóquio – Reflexões críticas sobre os direitos das pessoas trans – Transversalidade das Políticas Públicas e a efetivação de direitos.- Realização: CRESS/PR. Faça sua inscrição aqui!
A Câmara Temática Ética e Direitos Humanos do CRESS/PR, a partir do Dia Mundial de Combate a Homofobia/Lesbofobia/Transfobia – (17 de Maio), reafirma o compromisso profissional do/a assistente social com a defesa intransigente dos Direitos Humanos e a defesa de outro modelo sociabilidade livre e emancipada realizando o 1º Colóquio – Reflexões críticas sobre os direitos das pessoas trans – Transversalidade das Políticas Públicas e a efetivação de direitos. O CRESS/PR busca, através da atividade, estreitar diálogo com o movimento LGBT e aprofundar o debate sobre o processo transexualizador e o papel do/a assistente social na luta pela livre orientação sexual, identidade de gênero e pela eliminação de todas as formas de preconceito, discriminação e violência contra a população LGBT. Confira o convite da CT Ética e Direitos Humanos.
Local: auditório do Conselho Regional de Serviço Social- CRESS PR – Rua Monsenhor Celso, 154 – Centro – Curitiba/PR.
Horário: 18h30
Programação:
- 18h30 – Abertura – Saudações da Direção do CRESS e da CT Ética e Direitos Humanos
- 19h00 – Rafaelly Wiest – TransGrupo Marcela Prado: (Des) Patologizando as Identidades de Pessoas Travestis e Transexuais: As(os) profissionais do Serviço Social e a Transexualidade: entre o “normal” e patológico
- 19h50 – Cons. Uilson José Gonçalves: “Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, atribuições e competências
- 20h30 – Debates
- 21h30 – Coquetel e Atividade Cultural: Kauane Karas homenageia 73 anos de Clara Nunes em “O Canto da Claridade”.