O Centro Educacional Marista Curitiba, no bairro da Fazendinha, Curitiba, convidou a professora Josete para falar sobre o Orçamento Criança e Adolescente – OCA. A primeira conversa com jovens da comunidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 28 de abril. Os encontros terão sequência até a quarta-feira, sempre com turmas diferentes.
O OCA reúne as ações do orçamento público que se destinem à promoção e ao desenvolvimento da criança e do adolescente. São recursos específicos para financiar programas e projetos que atendam ao segmento nas áreas da Saúde; Educação, incluindo a promoção da cultura, lazer e do esporte; e Assistência Social e Direitos da Cidadania.
Neste ano, o governo federal está destinando mais de R$ 29 milhões ao OCA em Curitiba. Este recurso, somado ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente, aumenta a verba para R$ 33 milhões.
O Centro Educacional Marista atende a 150 crianças da Educação Infantil e 200 jovens no Ensino Profissional. A professora Josete está levando a estes adolescentes informações sobre os espaços e os meios para participar das discussões sobre o orçamento público. O OCA permite isto. “Nosso objetivo é fortalecer o exercício da cidadania entre os jovens, para que conheçam seus direitos e cobrem políticas efetivas do poder público”, afirma a vereadora.