Na noite da última segunda-feira, 16, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se tornou palco de uma homenagem histórica à sua líder da Oposição, Professora Josete (PT), prestes a concluir seu 5º e último mandato.
Josete foi conduzida ao plenário acreditando que se tratava de uma sessão solene de homenagem aos servidores da Casa e, ao chegar, deparou-se emocionada com o plenário repleto de colegas e amgios de movimentos que fizeram parte de sua jornada.
Com o salão lotado, foram feitos discursos e falas em reconhecimento aos 20 anos de luta e trabalhos, sempre com destaque para a coerência e lealdade partidária de Josete.
“Fico feliz que reconheçam tanto isso, até porque lealdade partidária não é seguir cegamente o que o partido determina, mas criticar e construir as ideias dentro dele, sem abandonar o barco em momentos convenientes para se promover. Para mim, política de verdade se constrói dessa maneira” — Professora Josete, em seu discurso
Entre os presentes, representantes da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), da Secretaria Estadual de Mulheres do PT, da Marcha Mundial das Mulheres, do Movimento de luta pelos Direitos LGBT, Movimento Negro entre outros.
Além de familiares, amigos pessoais e ex-assessores, também Velhos amigos também participaram, como seu primeiro chefe de gabinete, hoje diretor do setor de educação da UFPR, o Prof. Dr. Marcos Ferraz ( mais conhecido como Mineiro), o ex-deputado federal Dr. Rosinha, o colega de lutas partidárias Professor Hermes Leão (PT), o ex-vereador André Passos (PT) e a vereadora eleita Vanda de Assis (PT).
A noite também marcou a entrega de uma menção honrosa da Assembleia Legislativa à Professora Josete entregue pela Deputada Estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) e pelo o Deputado Estadual Professor Lemos (PT), em nome da bancada de Oposição. Vale ressaltar a organização do vereador e presidente do PT Curitiba, Ângelo Vanhôni, e a participação da vereadora Maria Leticia (PV).
Por fim, nosso mandato agradece aqui a todas e todos que fizeram parte dessa história. O movimento coletivo não cessa e, dentro ou fora da CMC, continuaremos a batalhar por um futuro justo, de igualdade e esperança.
Nos vemos na luta!