Na sessão plenária de hoje (11), a Vereadora Professora Josete (PT) trouxe à Câmara Municipal de Curitiba uma recomendação para que a presidenta da FAS – Fundação de Ação Social -, Maria Alice Hertal, seja demitida por conta de suas falas higienistas reveladas após o vazamento de um áudio no final de agosto.
Essa recomendação consta no documento emitido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão do Governo Federal do Brasil, sendo destinado à Prefeitura de Curitiba e ao Governo do Paraná.
O documento exige das instituições do poder público “medidas de enfrentamento à aporofobia e violações de direitos das pessoas em situação de rua”.
Exoneração e combate à aporofobia
Entre os trechos mais marcantes do texto, está a recomendação pela exoneração da atual presidenta da FAS, Maria Alice Hertal, por conta do conteúdo do áudio com uma fala higienista da presidenta para uma equipe de trabalho da Regional Matriz, vazado no final de agosto.
De acordo com o CNDH, a postura foi “incompatível com o cargo”. O Conselho também orienta que a Prefeitura emita uma nota repudiando a fala.
Vale lembrar que o Prefeito, Rafael Greca, ao ser questionado sobre o episódio, disse que tudo não passa de um “ruído de comunicação”.
Até agora a liderança do governo não definiu a data que a presidenta virá à Câmara prestar satisfações sobre o ocorrido.
Com relação ao Governo do Estado, o CNDH pede celeridade no caso das agressões feitas por policiais militares a pessoas em situação de rua no Município de Pitanga.