A realização da Audiência Pública sobre a necessidade do atendimento educacional especializado, na quinta-feira (25), marcou um importante momento de discussão em Curitiba e no Paraná.
Com a participação de educadoras, representantes do Ministério Público, estudantes com necessidades especiais, sindicatos, movimento estudantil e instituições envolvidas com os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, foram analisados os desafios enfrentados pelo atendimento especializado nas escolas públicas e as consequências da sua falta.
É inconcebível que se fale em inclusão sem olhar de perto a necessidade desses estudantes. Da forma como está, a inclusão não tem cumprido adequadamente o seu papel, que é integrar a escola. O quadro atual também tem causado uma sobrecarga de trabalho ainda maior para os profissionais regentes.
Vereadora profª Josete
Resultados:
Ao término dos debates, foram estabelecidas e encaminhadas uma série de medidas para reforçar a luta em prol da efetivação do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, incluindo a contratação urgente de profissionais especializados.
Essa discussão é fundamental para garantir a igualdade de oportunidades e o acesso a uma educação inclusiva para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades especiais.