Nesta quinta-feira (25), às 14h, será realizada a audiência pública “A necessidade do atendimento educacional especializado”, na Assembléia Legislativa do Paraná, aberta ao público.
O evento, liderado pela vereadora Professora Josete e pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro, busca analisar a importância do atendimento especializado e propor melhorias para garantir uma educação de qualidade para todos.
Desde 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que crianças e jovens com deficiência devem ser matriculados em escolas regulares, nas mesmas turmas que os demais alunos. No entanto, em Curitiba e no Paraná, o direito ao “professor de apoio educacional especializado” tem se concretizado apensa em casos isolados.
Na maioria dos casos, é o professor regente que precisa transmitir o conteúdo e garantir a assistência necessária aos alunos com deficiência, gerando uma sobrecarga adicional para os docentes e dificuldades de adaptação para os estudantes.
Atendimento Educacional Especializado
O atendimento educacional especializado (AEE) é uma modalidade de ensino que visa promover o acesso e as condições para uma educação de qualidade. O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, permitindo-lhes conquistar autonomia e independência tanto na escola quanto fora dela.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8% da população paranaense possui algum tipo de deficiência. Em 2019, o estado contava com 11,15 milhões de pessoas com 2 anos de idade ou mais, das quais 875 mil apresentavam algum nível de deficiência, o equivalente a 7,85% do total. Além disso, a pesquisa revelou que 5,1% dos brasileiros com deficiência estavam abaixo da linha da pobreza extrema e 18,2% abaixo da linha de pobreza.
Nossa audiência terá como foco discutir esse direito fundamental. Compareça!
Serviço
Audiência Pública: “A necessidade do atendimento educacional especializado”
Data: Nesta quinta-feira, 25 de maio, 14:00
Local: Assembleia Legislativa do Paraná, sala da CCJ