Com o auditório do Sindipetro lotado de militantes dos Comitês Populares de Luta, aconteceu na última quinta-feira (13) a reunião do Diretório Municipal do PT Curitiba com a presença do ex-presidente do Partido, José Genoino.
A composição da mesa contou com a presença das vereadoras e do vereador de Curitiba, Professora Josete (PT) Maria Letícia (PV) e Ângelo Vanhoni (PT); do deputado estadual, Renato Freitas (PT); de representantes dos deputados federais Carol Dartora (PT) e Tadeu Veneri (PT) e representação do mandato da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT).
Passados mais de 100 dias do governo Lula, os participantes apontaram seus pontos de vista sobre o período. Para a vereadora líder da Federação PT-PV na Câmara, Professora Josete, não será fácil garantir avanços sociais em meio a um governo de coalizão.
“É momento de ‘esperançar’, mas também de fazer a disputa do nosso governo para que ele concretize as políticas públicas que o Brasil tanto precisa”, afirmou a vereadora diante de várias pressões exercidas pelo mercado financeiro.
Convidado especial da noite, o ex-deputado federal, ex-presidente do Partido e referência no combate à ditadura militar, José Genoino, também fez uma fala nesse sentido.
“Penso da mesma forma que a companheira Josete: precisamos formar um governo tão amplo que haja disputa democrática dentro dele”, afirmou o ex-guerrilheiro do Araguaia diante das contradições existentes na gestão do governo federal.
Genoíno bateu muito na tecla do enfrentamento ao medo. “É tempo de unir forças e proporcionar uma rebeldia cidadã capaz de garantir a governabilidade que o presidente Lula precisa”, argumentou Genoíno sobre a necessidade de mobilização popular.
Um dos exemplos dados por Genoino para tratar da conjuntura foi a tentativa da direita de estabelecer o caos nas escolas após os ataques, tudo para para prejudicar o governo Federal. “Nas crises eles sempre tentam encontrar culpados, mas nunca colocam a culpa no capitalismo”, disse sobre a falta de um olhar mais humanizado sobre a questão da saúde mental da população.