Nossa candidatura é focada em 13 bandeiras de luta que iremos defender na Assembleia Legislativa. Conheça abaixo algumas propostas da Professora Josete para cada setor.

  • COMBATE À FOME E INSEGURANÇA ALIMENTAR

Enfrentamento da fome; promoção da soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional; projetos de geração de renda com foco na população com renda até 3 salários mínimos; fortalecimento e ampliação de projetos de hortas urbanas e comunitárias; expansão da política dos restaurantes populares com redução de preços e expansão das categorias usuárias dos armazéns da família.

  • DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Defesa da educação pública de qualidade para todos e todas; luta pelo acesso e permanência dos estudantes nos espaços de ensino; pela valorização e carreira de nossos professores e funcionários de escola; contra o sucateamento e a entrega de nossa educação à iniciativa privada e pela defesa da escola pública laica e diversa.

  • DEFESA DO SUS E SUAS

Defesa intransigente do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); fortalecimento de políticas públicas de atenção básica na saúde; luta contra o modelo das Organizações e Oscips na gestão de equipamentos públicas; fortalecimento do processo de regionalização da saúde; fortalecimento dos conselhos e conferências de saúde e assistência social.

  • POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Criação de projetos e políticas públicas que combatam todas as formas de violência de gênero; políticas de promoção de geração de renda e a autonomia das mulheres; fortalecimento dos conselhos de direitos da mulher; parcerias com movimento de mulheres organizado; legislações sobre paridade entre homens e mulheres e luta pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

  • DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA

Fomento a produção de artistas regionais e independentes; elaboração de projetos e políticas públicas para descentralização da cultura, envolvendo escolas, associações de moradores e movimentos sociais.

  • FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS

Fiscalização dos contratos e recursos públicos, das ações do Poder Executivo; transparência e prevenção à corrupção, com aprimoramento de mecanismos de gestão e práticas regulatórias dos órgãos públicos; medidas para estimular a participação e o controle social.

  • AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE

Incentivo à agricultura familiar; ampliação de percentuais de alimentação orgânica nas escolas públicas, incentivo à produção de orgânicos e combate aos agrotóxicos; respeito à biodiversidade; combate ao desmatamento e a crise hídrica; recuperação de matas ciliares e recuperação de nascentes.

  • MORADIA E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social com foco na população com renda até 3 salários mínimos; programas de regularização fundiária; destinação e adequação de imóveis existentes para que cumpram sua função social e propostas e políticas públicas voltados à locação social.

  • DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Defesa da diversidade, da liberdade de expressão, de crença, de orientação sexual e identidade de gênero; promoção de políticas de combate ao racismo, ao machismo, a LGBTfobia e a xenofobia com atuação junto às organizações e movimentos sociais.

  • PROMOÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Fortalecer das políticas de apoio aos empreendimentos da economia solidária; ampliação e fortalecimento das feiras de economia solidária; propostas voltadas às mulheres artesãs;

  • PROJETOS PARA JUVENTUDE

Políticas de criação do primeiro emprego, com perspectiva de uma carreira profissional e garantia de carteira assinada e direitos; defesa do estatuto da juventude como forma de enfrentamento de desigualdades, fortalecimento de conselhos, conferências e outros canais de articulação, investimento e aprimoramento da assistência estudantil, defesa das cotas sociais e raciais nas universidades estaduais.

  • INTEGRAÇÃO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

    Integração das linhas de transporte público, proteção de mananciais existentes nos municípios da RMC, ampliação de hortas urbanas e agricultura urbana, acompanhamento e fiscalização de planos diretores, políticas de mobilidade focadas no escoamento da produção agrícola e fortalecimento da Comec.

  • TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Apoio a regulamentação do subsídio do transporte no Paraná como forma de redução de tarifas aos usuários; incentivo ao transporte público de qualidade como forma de diminuição do tráfego de automóveis; fortalecimento do Conselho Estadual de Transporte; ampliação das redes cicloviária (ciclovias e ciclofaixas), implantação de projetos e políticas que garantam a acessibilidade aos pedestres

Leave a Comment

Fale com a Jô