Em sessão online desta terça-feira (19), Professora Josete (PT) destacou a campanha “Resistindo com Solidariedade”, organizada por entidades que atuam na defesa dos direitos da população de comunidades em situação de vulnerabilidade em Curitiba. Ela leu trecho de um ofício-denúncia encaminhado à Câmara Municipal, onde o grupo aponta a necessidade da criação de um Plano Emergencial de Assistência Social para o município.
A campanha Resistindo com Solidariedade é uma iniciativa de arrecadação financeira e de alimentos do Instituto Democracia Popular, da Casa da Resistência, do Sindicato dos Bancários de Curitiba, do Propulsão Local (SoyLocoPorTi), do Instituto Edésio Passos, da Frente Mobiliza Curitiba, do Instituto Declatra e a Terra de Direitos.
No documento é citada as dificuldades de acesso a políticas públicas a partir da experiência com as famílias de ocupações da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), esperando que o debate na casa legislativa impulsione propostas de soluções imediatas que melhorem a condição de vida dessas comunidades.
Além da insuficiência de medidas do poder público, o ofício relata a falta de informação para o acesso a políticas públicas; insuficiência de água e saneamento básico; de acesso a alimentos e produtos de higiene e limpeza.
Em relação ao “Plano Emergencial de Assistência Social”, considera-se o cenário de subnotificação da Covid-19, aumento do número de mortes e seus efeitos sociais como a intensificação do desemprego, do endividamento, do trabalho precário e da fome.
Neste plano é sugerido que município se responsabilize pelo fornecimento de cestas básicas, máscaras e materiais de higiene e, ainda, pelo monitoramento dos casos de infecção pelo vírus em áreas vulneráveis, beneficiando famílias de ocupações e pessoas em situação de rua. O documento subsidia juridicamente e tecnicamente os vereadores para acionarem a responsabilização do município por essas famílias.
Bom dia sou moradora nessa comunidade Tiradente olha nós estamos aqui porq nós precisa não samos. Visto por niquem os voluntários vem aqui ajuda nos moradores .ficamos grato por a Judá que eles tão …. Nós estamos indo como podermos mas oque mas precisamos e água e esgoto e uma energia boa bom dia