Será votado nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Curitiba, requerimento de autoria de diversos parlamentares que sugere a suspensão do edital publicado pela prefeitura no fim de setembro que determina o sistema para contratação de creches comunitárias conveniadas para 2020. Pelo edital, somente crianças de 0 a 3 anos serão atendidas pelo novo sistema a partir do ano que vem. Segundo a prefeitura, as crianças de 4 a 5 anos hoje atendidas por essas instituições de ensino serão absorvidas pela rede municipal.

O edital é criticado por pais de crianças atendidas e representantes de instituições de ensino, que afirmam que o novo sistema acarretará no fim da oferta de educação em tempo integral para várias crianças hoje atendidas pelas conveniadas. Segundo a Associação dos Centros Comunitárias de Educação Infantil (Acceis), o valor proposto por aluno pelo novo edital, de R$ 716, será insuficiente e inviabilizará o funcionamento de diversos centros de educação. Pais de crianças atendidas pelos CEIs lançaram uma petição pública pela internet que solicita que as instituições sigam atendendo Pré I e Pré II. Até a manhã desta segunda-feira, 12 mil pessoas já haviam assinado a petição.

No requerimento são apontadas as alterações do edital que são de discordância das creches e sugerida a elaboração de um novo edital com maior diálogo entre todas as partes. Na última sexta-feira (foto), pais  e representantes dos CEIs protestaram em frente a prefeitura no instante em que acontecia uma reunião entre vereadores, CEIs e o secretário de governo Luiz Fernando Jamur. Pouco se avançou no encontro, pois o governo segue defendendo a íntegra do edital. Na oportunidade, a vereadora Professora Josete e os vereadores Dalton Borba, Marcos Vieira e Tico Kusma entregaram um documento ao secretário com as considerações dos centros de educação.

Audiência pública – Este tema foi novamente debatido na sessão desta segunda-feira (21) Câmara de Vereadores. Por unanimidade foi aprovado requerimento de uma audiência pública para tratar do tema no dia 28 de outubro. “Nós seguimos acompanhando essa situação de perto e cobrando maior diálogo da gestão junto aos pais e representantes dos CEIs no intuito que nenhuma criança tenha o atendimento prejudicado”, comenta Professora Josete, uma das autoras dos requerimentos.

4 thoughts on “Vereadores sugerem suspensão de edital das creches comunitárias

  • assim como outras mães e pais busco apenas o direito de meu filho e permanecer no CEI onde ja esta habituado, tendo garantia de vaga em período integral, lugar onde não somente o meu filhos mas todas as crianças são tratadas com respeito, recebem atenção, carinho, orientação, são bem assistidas desde a tia ad merenda, as professoras, pedagogas e todos os demais funcionários, Nós pais lutamos para que nossos filhos possam ter educação infantil de qualidade na primeira infância, não queremos nossos filhos em um depósito de crianças onde vão apenas para serem trocadas e alimentadas. Juntos somos mais fortes!

  • Provavelmente os filhos desses vereadores não precisam do CEI. País com filhos acima de 4 anos desesperados! Parabéns por nada prefeito!

  • O grande porém dessa questão é do que trata o edital e ñ é divulgado na mídia. Na vdd. eles divulgam os pontos que interessam que a população fique sabendo, mas cláusulas que mudam as regras do atual sistema e que não são viáveis nem aos pais dessas crianças, nem aos mantenedores dessas instituições, não são divulgadas. Acho que as autoridades responsáveis devem ter cautela e fazer um estudo (levantamento) aprofundado da situação, de preferência uma avaliação tecnica e prática dentre algumas dessas Ceis, para daí então poderem propor novas mudanças.

Leave a Comment

Fale com a Jô