O mandato da vereadora Professora Josete, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba, manifesta pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, ambos assassinados na noite desta quarta-feira (14) no município do Rio de Janeiro.
Mulher negra, moradora da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, Marielle tinha 38 anos e era reconhecida por seu histórico de luta por direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras, moradores de favelas e periferias e pela denúncia da violência policial.
Há duas semanas, ela assumiu a função de relatora de uma Comissão na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar a atuação das tropas do exército na intervenção federal na cidade. No sábado (10), a vereadora denunciou o 41º batalhão da Polícia Militar, conhecido como “Batalhão da Morte”.
A parlamentar também presidia a Comissão de Defesa da Mulher, na qual apresentou projeto para a criação do Dossiê da Mulher Carioca, para levar a prefeitura do Rio a compilar dados sobre violência de gênero no município.
É urgente que os órgãos de segurança garantam uma investigação imediata e rigorosa em relação aos assassinatos de Marielle e Anderson para que não pairem dúvidas sobre as motivações do crime.
Aos familiares de ambos, aos militantes do PSOL, nosso mandato expressa nossas sinceras condolências e solidariedade neste momento de dor.